sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ambiente

BE reuniu com a ARH do Tejo sobre a Estação de Tratamento de Alcanena
Na sequência de um pedido do Bloco de Esquerda para uma reunião com o Secretário de Estado do Ambiente e a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, relacionado com a problemática do meio ambiente no concelho de Alcanena, realizou-se uma renião com a ARH, que se fez representar pelo seu Presidente e os responsáveis pelos vários projectos em curso relacionados com a ETAR de Alcanena. Por parte da força política, estiveram presentes os deputados José Gusmão (eleito pelo Distrito de Santarém), Rita Calvário (deputada da Comissão de Ambiente) e o Eng.º Aníbal Ramos.
O Bloco obteve garantia da ARH de que a prática recentemente verificada e aliás confirmada pela mesma entidade, que o tratamento de efluentes de fora do concelho, nomeadamente lixiviados, não está autorizada e não será permitida no futuro. Nesse sentido, diz o BE, que “confrontaremos o Ministério com esta posição da ARH e apelamos à vigilância da população para que qualquer reincidência da AUSTRA neste comportamento seja punida”.
A ARH apresentou o cronograma para as obras previstas para a ETAR de Alcanena, que remetem para Novembro de 2013 a conclusão da Rede de Colectores e para Agosto de 2012 a conclusão das melhorias na eficiência do sistema de tratamento da ETAR. A ARH assegurou que estava a trabalhar com os prazos mínimos obrigatórios para Concursos Públicos Internacionais, que estes prazos seriam escrupulosamente cumpridos nos casos em que a ARH é promotora e que a própria ARH monitorizaria com igual rigor o cumprimento dos prazos nos projectos que são da responsabilidade da AUSTRA e da Câmara Municipal de Alcanena.
Os Bloquistas, consideram que “estes prazos dilatados tornam ainda mais urgente o estudo sobre a qualidade do ar cujo início foi prometido para o mês de Janeiro e continua sem data à vista. Além disso, consideramos que o atraso destas obras em relação à gravidade do problema exige que todas as entidades envolvidas e o Ministério do Ambiente sejam responsabilizados pelo rigoroso cumprimento, sem mais derrapagens ou adiamentos”, sublinha o BE.
Adianta o BE, que na mesma reunião, foi ainda questionado a ARH sobre as medidas que serão tomadas para resolver o problema dos maus cheiros, nomeadamente através do encapsulamento da ETAR. A ARH garantiu que o projecto da ETAR inclui o encapsulamento das unidades mais problemáticas do ponto de vista dos maus cheiros.
Sublinhando no documento emanado à comunicação social, “continuaremos a acompanhar o pleno cumprimento dos compromissos que foram assumidos pela ARH, CM de Alcanena e AUSTRA e a lutar por uma solução tão rápida quanto possível e definitiva para os problemas da qualidade do ar em Alcanena”, conclui.
----------------------------------------------------------------------------