segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Gastronomia

Autarquia de Sardoal espera milhares de visitantes na “I Mostra da Cozinha Fervida e Vinhos Locais”
Cinco a seis mil pessoas são esperadas no Sardoal para a I Mostra da Cozinha Fervida e Vinhos locais, evento hoje antecipado em prova franca, anunciou a autarquia.
Com um investimento de cerca de 25 mil euros, e a decorrer entre os dias 1 de Fevereiro e 6 de Março, o certame implica que os restaurantes de Sardoal, todos eles aderentes, incluam diariamente nas suas ementas a cozinha fervida (migas de couve com pão e feijão), guarnecida com bacalhau assado, peixe frito, entrecosto, entremeada, ou outros.
Durante este período, e com o objectivo de promover a gastronomia tradicional e atrair pessoas à vila, numa época de baixo movimento, os pratos são acompanhados por vinhos produzidos no Sardoal, na Quinta do Coro e na Quinta do Vale do Armo, a preços mais baixos do que o seu valor normal de mercado.
No último fim-de-semana da mostra, entre 4 a 6 de Março, decorre ainda a V Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, em tendas gigantes instaladas junto ao quartel dos Bombeiros Municipais.
Miguel Borges, vice-presidente da Câmara de Sardoal, afirmou à agência Lusa que a cozinha fervida é um património histórico e gastronómico que importa “preservar divulgando”, tendo sublinhado a complementaridade do certame com a mostra dos vinhos locais.
“Os vinhos de Sardoal também se afirmam a nível nacional e no estrangeiro pelas suas qualidades e particularidades pelo que entendemos que a mostra, com a associação da restauração local, tem um papel abrangente ao nível da promoção do que este concelho tem de bom, em termos de unicidade e especificidade”, vincou.
“O que pretendemos é, ao mesmo tempo que potenciamos as nossas riquezas, contribuir para a dinamização do turismo gastronómico, cultural, religioso e dar contributos efectivos para alavancar a actividade económica local”, acrescentou o autarca.
A acompanhar estas acções decorrem outras actividades, como o desfile de Carnaval com as escolas, lançamento de um álbum de banda desenhada, visitas guiadas à Igreja Matriz e Quadros do Mestre do Sardoal, com algumas obras de referência que marcam a transição estética da pintura portuguesa do século XV para o século XVI, animação musical e edição de folhetos promocionais.
Esta é uma iniciativa do município de Sardoal com a parceria da Associação TAGUS e da Associação Comercial e Serviços, através de programas comunitários de desenvolvimento do meio rural e de modernização do comércio.
-----------------------------------------------------------------------------------