sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Economia


Imagem: A. Anacleto

Francisco Louçã contactou com trabalhadores da empresa “Companhia Nacional de Fiação e Tecidos” em Torres Novas
O líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, considerou hoje como “gravíssimo” o previsto despedimento de 46 trabalhadores da Companhia Nacional de Fiação e Tecidos, em Torres Novas.
Francisco Louçã realizou uma acção de rua de contacto com os trabalhadores, à saída de um plenário de empresa, onde terá sido pedido aos trabalhadores para rescindirem os seus contratos de trabalho, segundo afirmou o líder do BE.
“A destruição dos postos de trabalho nesta empresa é o retrato da economia nacional”, afirmou aos jornalistas Francisco Louçã, defendendo “uma atitude imediata e frontal” dos responsáveis políticos nacionais e locais na defesa destes postos de trabalho em Torres Novas.
O líder do Bloco de Esquerda afirmou que vai continuar a questionar o Governo sobre a situação desta empresa que, segundo Louçã, “se habituou a viver do abuso de pagar apenas salários mínimos aos trabalhadores quando os administradores ganham 20 vezes mais”.
Segundo Francisco Louçã, esta empresa deve cinco subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores (assim como o salários do mês de Dezembro), e “tem pago aos trabalhadores a prestações”.
Segundo informações dadas pelos trabalhadores que iam saindo do plenário de empresa, não está ainda decidido quantos serão os trabalhadores a serem despedidos ou a aceitarem a rescisão de contrato por mútuo acordo, outra das opções que terá sido apresentada pelos responsáveis da empresa para resolver a situação financeira em que se encontra.
A Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas é uma empresa centenária, fundada em 1845 e que produz atoalhados e roupões em tecido turco. Emprega cerca de 150 trabalhadores sendo que, segundo o Bloco de Esquerda, pretende dispensar 67 desses trabalhadores.
A Agência Lusa tentou contactar com responsáveis da administração da empresa mas não foi possível obter nenhuma reacção a esta situação.
---------------------------------------------------------------------