quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Educação

Problema com plataforma de testes originou cancelamento da prova de matemática numa Escola Secundária em Torres Novas
Um problema com a nova plataforma que disponibiliza os enunciados dos testes intermédios obrigou ao cancelamento da prova de Matemática na Escola Artur Gonçalves, em Torres Novas.
Segundo a professora Madalena Santo, adjunta do director desta escola, o cancelamento do teste intermédio de Matemática deveu-se a um erro na referida plataforma, que é gerida pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do Ministério da Educação.
“Esta nova plataforma implica uma maior quantidade de dados, porque estes testes passaram a ser aplicados a mais níveis de ensino, e isso pode ter originado um conflito entre a informação da escola e do GAVE”, referiu à agência Lusa a responsável.
A adjunta do director referiu ainda que o cancelamento da prova afectou três turmas de 12.º ano desta escola, mas frisou que “os alunos não vão ser prejudicados porque o teste será realizado noutra data”.
“A escola e o GAVE estão fazer um levantamento dos novos dados e estamos a tratar de tudo para que esta situação não volte a acontecer”, acrescentou a mesma fonte.
Madalena Santo disse ainda à Lusa que a não realização deste teste “não vai prejudicar em nada a avaliação interna dos alunos e a realização dos testes regulares ao longo do ano letivo”.
Os testes intermédios, realizados pela primeira vez no ano lectivo de 2005/2006, são descritos pelo GAVE como instrumentos de avaliação que têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional.
---------------------------------------------------------------------------------