quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Autarquias


Autarquia de Mação apoia estudantes do concelho
A Câmara Municipal de Mação entregou oito novas bolsas de estudo a jovens estudantes do Concelho que ingressaram este ano lectivo de 2010/2011, no Ensino Superior.
Estas bolsas juntam-se às doze renovações de outros alunos que já se encontram na universidade, totalizando vinte os bolseiros Maçaenses a usufruírem, este ano, do apoio da Autarquia.
Ao contrário dos anos anteriores, aquela Câmara Municipal atribuiu este ano, excepcionalmente, mais três novas bolsas do que o habitual, uma vez que não se procedeu à renovação de três bolsas, nos termos do regulamento.
A iniciativa de atribuir bolsas de estudo anuais a alunos do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior teve início no ano lectivo de 2004/2005. Desde então, a autarquia concede novas bolsas por ano, mantendo-as até ao final dos respectivos cursos, desde que o aproveitamento o justifique. Diz a autarquia, que esta é uma das formas de reconhecer e apoiar as famílias mais carenciadas do concelho contribuindo, simultaneamente, para o enriquecimento do percurso escolar e formação destes jovens.
Cada aluno recebe, mensalmente, 150 euros durante nove meses do período lectivo, o que se traduz num encargo de 1350 euros anuais por cada aluno, totalizando, no presente ano lectivo, um investimento de 27 mil euros anuais com os vinte bolseiros.
Para Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, “estes jovens representam a nossa terra e estas bolsas pretendem estimular isso levando o nome de Mação porta fora”. Já Vasco Estrela, Vereador da Educação, salientou que “aqui estão muitos dos melhores do Concelho. O futuro que vos desejo é que possam colocar-se ao serviço da nossa terra, peço que nunca esqueçam o vosso Concelho e que saibam aplicar nele toda a vossa sabedoria”. Explicou que “não foi possível chegar a todos”, dado o grande número de candidaturas.
Os novos bolseiros frequentam cursos de Reabilitação Psicomotora, Engenharia Informática, Produção Alimentar da Restauração”, Nutrição e Dietética, Marketing, Direito, Ciências Farmacêuticas e Geografia e Planeamento Regional.
----------------------------------------------------------------------------------