segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Autarquias

Autarquia de Vila Nova da Barquinha coloca contentores para recolha de roupa
A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aderiu ao projecto da Associação Humana de Portugal, tendo disponíveis, a partir deste mês, quatro contentores para recolha de roupa e sapatos.
Os bens recolhidos são entregues à Associação Humana, que os encaminha para pessoas que deles necessitam, nomeadamente nos países africanos de língua oficial portuguesa.
No distrito de Santarém, já dispõem de contentores para recolha de roupa e sapatos os municípios de Almeirim, desde 2008, e Entroncamento, 10 desde Outubro último, estando Torres Novas a instalar 17 contentores por todo o concelho.
A iniciativa da Humana, que iniciou a sua actividade em Portugal em 1998, tem o duplo objectivo de proteger o ambiente e obter recursos para financiar projectos em países em vias de desenvolvimento, ao reinserir no mercado um produto que gera milhares de toneladas de resíduos por ano e criando postos de trabalho.
Cinco por cento da roupa destina-se às lojas de segunda mão da associação (três em Lisboa e uma no Laranjeiro), 62 por cento é vendida a baixo custo aos comerciantes dos países africanos abrangidos pelo projeto, 25 por cento é vendida para reciclagem e os oito por cento que não se podem reutilizar vão para o lixo.
------------------------------------------------------------------------------