sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educação

Pais e alunos do Colégio Infante Santo de Tremês manifestaram-se esta tarde contra alterações no financiamento estatal
Os pais dos 530 alunos do ensino básico do Colégio Infante Santo, em Tremês, concelho de Santarém, juntaram-se hoje à tarde aos filhos para, juntos, manifestarem o seu protesto contra as alterações no financiamento por parte do Estado.
Pouco depois da hora de almoço, pais, filhos e professores, envergando camisolas brancas, preencheram um “coração humano” no jardim em frente ao edifício, tendo largado 530 balões brancos, um por cada aluno.
Esta escola particular abriu depois as portas das salas para que pais e filhos possam escrever textos e poemas que têm por base a ideia de liberdade (de escolherem a escola que frequentam) e por destinatários os deputados dos vários partidos na Assembleia da República.
João Neves, porta-voz dos pais, disse aos jornalistas que esta foi uma forma de protesto “pacífica”, admitindo que os pais possam avançar com outro tipo de acções, já que receiam que, com os cortes de 30 por cento no financiamento por parte do Estado, possa estar em causa o futuro da escola.
Ao contrário do que sucedeu em muitas das 93 escolas que têm contrato de associação com o Estado, o Colégio Infante Santo não encerrou as portas nem interrompeu a actividade lectiva.
Os pais de dezenas de escolas particulares com contratos de associação com o Estado não levaram hoje os filhos à aulas, no terceiro dia de protestos contra os cortes de financiamento anunciados pelo Governo.
O movimento SOS Educação, que tem promovido os protestos, fez hoje um balanço “extremamente positivo” dos três dias de luta contra os cortes de financiamento, que terminam hoje com o encerramento de cerca de 40 estabelecimentos.
Em causa está uma portaria que determina um financiamento de 80.080 euros por ano e por turma, menos cerca de dez mil euros da verba reclamada pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.
*Lusa
-----------------------------------------------------------------------------