sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sociedade

População de Árgea no concelho de Torres Novas decide agir em defesa de cuidados de saúde
Numa iniciativa da CUSMT, mais de cinquenta cidadãos de Árgea, freguesia de Olaia, concelho de Torres Novas, reuniram-se esta quinta-feira, dia 20, para debater as condições de prestação de cuidados de saúde. A grande maioria não tem médico de família e é obrigada, após a transferência de uma médica para a USF do Entroncamento a deslocar-se à sede do Centro de Saúde de Torres Novas, que fica a dez quilómetros, onde nem sempre se tem acesso, em tempo útil, a consulta de recurso.
Diz aquela Comissão de Utentes de Saúde, que oportunamente será emitido um comunicado com o relato circunstancial dos testemunhos e das propostas dos presentes. Entretanto, adianta que, consensualmente, foram adoptadas as seguintes medidas:
1. Comparecer massivamente no acto eleitoral do próximo domingo, votando em defesa do SNS e de cuidados médicos de proximidade para a população de Àrgea.
2. Lançar um abaixo-assinado dirigido aos responsáveis da saúde reivindicando mais médicos para a Extensão de Saúde da Lamarosa/Olaia.
3. Comparecer na próxima sessão da Assembleia de Freguesia da Olaia que vai debater a questão da assistência médica.
4. Realizar uma vigília, entre as 8,30 e 22 horas, num dia a indicar nos próximos quinze dias, no recinto frente à Igreja, caso não haja desenvolvimentos favoráveis à pretensão de mais cuidados médicos.
-------------------------------------------------------------------