quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Artes


Joana Ratão expõe fotografia no Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas
Desde 22 de Janeiro e até 6 de Março, o espaço de exposições temporárias do Museu Municipal Carlos recebe “Deslocações”, um conjunto de trabalhos fotográficos de Joana Ratão.
A artista desenvolve a sua pesquisa e criação em torno da desconstrução de objectos, formas e corpos, num jogo entre o que é visível e o que é invisível. «Separação de Bens», um dos trabalhos apresentados é uma peça sobre a desconstrução de 20 objectos que foram deslocados e perderam a sua função, deixando de fazer sentido.
Joana Ratão nasceu em 1981, e vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes, o seu trabalho centra-se no campo do desenho, fotografia e instalação e expõe colectiva e individualmente desde 1999.
Tem desenvolvido alguns projectos gráficos como o design digital de livros ou concepção e manufactura de livros. Colabora em programas de sensibilização para a arte em projectos educativos de museus e espaços culturais. Integra a equipa do serviço educativo da Culturgest desde 2007, concebendo e orientando visitas e oficinas.
Em 2009 formou o grupo «A porta amarela», que desenvolve programas de oficinas de expressão plástica para crianças.
---------------------------------------------------------------------------------