sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Meteorologia

Activado Plano de Emergência de Cheia na Bacia do Tejo
A elevada pluviosidade dos últimos dias e os níveis dos caudais dos rios Tejo e Sorraia determinaram hoje o accionamento do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, disse à agência Lusa a governadora civil de Santarém.
Sónia Sanfona disse à Lusa que o accionamento do plano, por proposta do comandante distrital de operações de socorro, decorre do facto de terem sido atingidos os parâmetros estabelecidos no documento, permitindo o enquadramento da actuação de todos os elementos da protecção civil e o reforço dos avisos que têm vindo a ser feitos desde Outubro às populações ribeirinhas.
A governadora civil lembrou que as populações devem retirar animais, maquinaria e outros bens que tenham em zonas que podem ser alagadas e apelou ao “redobrar de cuidados” aos condutores, pedindo que respeitem escrupulosamente a sinalização.
“Há já um conjunto de estradas cortadas e prevê-se que mais algumas venham a ficar interditas”, disse, sublinhando que o respeito rigoroso da sinalização pode evitar “situações mais gravosas”, como a retirada de pessoas, animais ou bens de locais que venham a ficar isolados.
Segundo disse, as previsões são de que continue a chover “com índices preocupantes”, ou seja, chuvas muito intensas em alguns minutos e que enchem rapidamente os leitos de rios e ribeiras.
Sublinhando que as alterações climatéricas dos últimos anos aumentaram a dificuldade nas previsões do Instituto de Meteorologia, levando a que só haja maior grau de certeza num horizonte de seis a 12 horas, Sónia Sanfona afirmou que, contudo, se espera que a situação actual se mantenha até domingo.
---------------------------------------------------------------------------------