quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tradições

Constância vai revitalizar a Praça com venda de produtos da terra
No próximo dia 6 de Fevereiro, entre as 10h00 e 13h00, a vila histórica de Constância vai revitalizar a sua Praça, ou seja o antigo mercado onde eram vendidas as hortaliças, as frutas, os legumes e outros géneros produzidos nos quintais, nas hortas e nalgumas parcelas de terreno do concelho e das localidades vizinhas.
Sabem aqueles que mais próximo estão da Praça Alexandre Herculano que ainda hoje há quem venha vender à praça, quase sempre dentro dos carros ou das carrinhas dos nossos dias. Já longe vai a memória dos tradicionais tabuleiros debaixo do telheiro e do apito que dava ordem para que se iniciasse a venda dos produtos tirados da terra, sempre muito frescos, ainda com o cheiro de terem sido colhidos no dia ou na noite anteriores.
Como é sabido, com a crise que vivemos actualmente, há muita gente que voltou a cultivar o seu terreno, havendo também aqueles que nunca deixaram de o fazer.
Deste modo - a autarquia e todos os participantes na iniciativa - vão promover os produtos da terra, salvaguardando e valorizando um património que é de todos.
-----------------------------------------------------------