segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Solidariedade


Jovem de Santarém necessita urgentemente de Medulo Óssea
Recepcionámos uma comunicação com apelo para divulgação urgente. Este órgão informativo, não pode ficar indiferente a este caso, por se tratar de uma grave situação de saúde de uma jovem ribatejana.
Transcrevemos o apelo:
“Hoje pela JOANA PEREIRA (de Santarém), amanhã... quem sabe, por um de nós.
Esta é a JOANA, (foto), uma doce e linda menina, na flor da idade, uma excelente aluna que, este ano, vai entrar para a Universidade.
No passado dia 8 de Agosto foi-lhe diagnosticada Leucemia Aguda e está, desde esse dia, internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a fazer tratamento. No entanto vai precisar de fazer transplante de medula.
A Joana ainda é uma menina e tem a vida toda pela frente e muitos sonhos para realizar. Por isso, não vamos deixar que eles fiquem pelo caminho!
Vamo-nos juntar a esta causa e apoiá-la nesta grande luta, a luta pela vida!
Irá ser feita uma recolha de sangue para ser verificada a compatibilidade dos futuros dadores e assim que tivermos mais informações iremos divulgar por toda a gente.
No entanto e, até lá, podem-se inscrever no CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão).
Ser dador de medula é tão simples!
Preenche-se um questionário e faz-se colheita de sangue para análise. Depois…, é só aguardar que um dia nos dêem a honra de podermos salvar uma vida. E quando esse dia chegar, por favor, não hesitem! É como ser dador de sangue, não custa nada! Ninguém vai mexer na nossa medula óssea, só doamos sangue e o Centro de Histocompatibilidade trata do resto.
Para esclarecerem as vossas dúvidas, deixo aqui o link (http://www.chsul.pt/index.php/) do Centro de Histocompatibilidade do Sul (CHSul) - Lisboa, onde poderão ficar informados sobre ser dador de medula óssea”.
*Para mais informações contactar o Departamento de Comunicação da Câmara de Santarém – Telef.: 243 359 179
**Foto: Actuação da Joana no Círculo Cultural Scalabitano
----------------------------------------------------------------------------------