sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sociedade

Ministro da Administração Interna defendeu hoje na Golegã o “factor de segurança” como instrumento de luta contra a desertificação no país
O ministro da Administração Interna defendeu hoje o factor segurança como instrumento e factor de luta contra a desertificação em Portugal, na véspera da apresentação de um projecto-piloto nacional para a prevenção da criminalidade no mundo rural.
O projecto piloto, Ribatejo Seguro, abrange o distrito de Santarém e será apresentado no sábado, na Golegã.
Em declarações à agência Lusa, Rui Pereira afirmou que o projecto "inovador" de âmbito nacional de segurança rural destina-se a "aumentar a segurança no mundo rural", sendo também "um instrumento para lutar contra a desertificação do interior do país”.
"Queremos elevar os patamares de segurança e da prevenção da criminalidade do mundo rural, promovendo a protecção de certos equipamentos que se encontram no interior do país e são apetecíveis em termos de furtos, através do lançamento de programas de vídeo vigilância, de geo referenciação e de programas específicos de patrulhamento através das forças de segurança", vincou.
“O objectivo”, acrescentou, “é desenvolver programas de policiamento que defendam as pessoas que estão no interior e que, pelo seu isolamento, se podem tornar vítimas mais facilmente”.
O ministro falava à Lusa, à margem de um encontro com os governadores civis dos 18 distritos, onde foi feito “um ponto de situação” sobre matérias relacionadas com a segurança e prevenção da criminalidade, protecção civil, defesa da floresta e segurança rodoviária.
Rui Pereira adiantou que o projecto de segurança rural, desenvolvido numa parceria entre ministérios da Administração Interna e Agricultura, forças de segurança, EDP e associações de agricultores, vai ser lançado no distrito de Santarém como "experiência piloto para depois estendê-lo a outros pontos do país”.
No âmbito das reuniões mensais de trabalho realizadas pelo Ministério da Administração Interna com todos os governadores civis foram hoje ainda analisados alguns projectos específicos actualmente em curso relativos ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, como os equipamentos de protecção civil, contratos locais de segurança, sistemas de vídeo vigilância, geo referenciação e segurança rodoviária.
--------------------------------------------------------------------------------