segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eventos


Joana Amendoeira actua no Convento S. Francisco em Santarém
A fadista Joana Amendoeira actua na sua terra Natal, Santarém, no próximo dia 24 de Setembro, às 21h30. O Convento de São Francisco, espaço emblemático e classificado monumento nacional, foi o espaço escolhido a apresentação do seu último trabalho de originais ”Sétimo Fado” .
À base de guitarra portuguesa, viola e contrabaixo, a fadista adicionou em “Sétimo Fado” o piano, o acordeão, o violoncelo e a percussão em dois temas: Ao lado de Pedro Pinhal e Filipe Raposo, a fadista, que assinala 10 anos de carreira, assina a produção e concepção musical do trabalho, reunindo assim um conjunto de conhecidos letristas ou poetas como João Fezas Vital, João Monge, Vasco Graça Moura, Rosa Lobato Faria, José Luis Peixoto, Pedro Tamen, Fernando Girão, Amélia Muge, Tiago Torres da Silva, Hélder Moutinho, Pedro Assis Coimbra e Pedro Rapoula.
Além dos fados tradicionais, onde cabem as palavras escritas por alguns dos nomes acima referidos, o disco contém também uma série de novos fados com assinatura de vários compositores como Bernardo Sassetti, Pedro Pinhal, Paulo Paz, Pedro Amendoeira, Fernando Girão, Amélia Muge, Filipe Raposo e Davide Zaccaria.
Joana Amendoeira conta já com sete discos em nome próprio, para além de várias participações noutros projectos musicais, e uma mão cheia de grandes concertos espalhados pelo mundo fora.
Até ao final do ano, Joana Amendoeira, prepara outras novidades a nível nacional e internacional. Para já, a fadista, lança no mercado uma linha exclusiva de peças de filigrana. Com a mesma paixão com que canta o Fado, Joana Amendoeira, pretende agora levar além fronteiras a divulgação desta arte, entrelaçando as duas correntes culturais que traduzem muito da história do nosso País. Filigrana By Joana é o nome da marca e as peças são trabalhadas, como não poderia deixar de ser, por artesãos nacionais.
--------------------------------------------------------------------------