segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cultura

I Ciclo de Órgão arranca em Santarém com “conferência musical”
O I Ciclo de Órgão de Santarém arranca sábado com uma “conferência musical” sobre os órgãos de tubos restaurados na cidade, um património que a Câmara da cidade quer valorizar dos pontos de vista cultural e turístico.
“Santarém deverá ser a única cidade do país com seis órgãos de tubos em perfeito funcionamento, um valor patrimonial que temos nas nossas igrejas e que queremos dar a conhecer ao país”, disse hoje em conferência de imprensa o vereador com o pelouro da Cultura.
Vítor Gaspar, igualmente presidente da Empresa Municipal de Cultura CUL.TUR, afirmou que, feito o restauro de seis dos oito órgãos de tubos existentes em Santarém, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional de Cultura (POC), a autarquia não podia permitir que entrassem em processo de degradação.
Nesse sentido, convidou David Paccetti Correia para director artístico de um ciclo de música que quer passar a realizar anualmente entre as festas de S. Francisco (início de Outubro) e as de S. José (em Março).
A conferência de sábado vai contar com a presença do mestre organeiro Dinarte Machado, responsável pela recuperação de quatro dos seis órgãos de tubos de Santarém, numa espécie de “pré inauguração” do evento, que arranca a 02 de Outubro com sete mini concertos num percurso pelas igrejas da cidade.
--------------------------------------------------------------------------