quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ambiente

Vaqueiros recebe acção de educação ambiental “Rio Alviela um recurso natural a reabilitar – Projecto Rios”
O Município de Santarém tem priorizado o desenvolvimento de acções conducentes à construção de uma Estratégia de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para o rio Alviela, através da sua Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido tem apostado no estabelecimento de parcerias estratégicas com entidades com competência na gestão dos recursos hídricos ou detentoras de conhecimento científico que permitirão a aplicação de soluções para a reabilitação do rio Alviela. Destaca-se a parceria com o Projecto Rios, que é um Projecto Internacional em que o Município tem quatro troços adoptados e já envolveu cerca de 1000 cidadãos.
No dia 19 de Setembro de 2010, pelas 10H30 realizará uma acção de educação ambiental utilizando a metodologia do Projecto Rios, em Vaqueiros no lugar do Moseiro, com os participantes no 1º Encontro Fórum mini/CCAV, enquadrando-se esta acção nas iniciativas previstas na Acção SOS Alviela 2010. Esta é uma acção pioneira que permite que o rio seja vigiado pela comunidade e que permita mitigar o impacte de uma possível descarga poluente no rio Alviela. Esta acção encontra-se alicerçada na congregação de esforços entre entidades com competência nos recursos hídricos, e no apoio das populações ribeirinhas na constituição de um grupo de voluntários para a possível necessidade de salvamento de exemplares de espécies autóctones.
A saída de campo utilizando a metodologia do Projecto Rios, permitirá dar a conhecer o troço do rio Alviela, no lugar do Moseiro em Vaqueiros, com observação e fornecimento de informação relativa à biodiversidade existente no rio Alviela, nomeadamente várias espécies autóctones, tais como a boga portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), o escalo (Squalius pyrenaicus), o Bordalo (Squalius alburnoides), a enguia (Anguilla anguilla), a boga comum (Pseudochondrostoma polylepis), a verdemã (Cobitis paludica) e o barbo do Norte (Barbus bocagei), sendo que as primeiras quatro espécies possuem estatuto de conservação. A boga portuguesa possui estatuto de Criticamente em perigo existindo apenas em Portugal. O escalo e a enguia possuem estatuto em perigo e o bordalo vulnerável.
------------------------------------------------------------------------------