terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ambiente

Santarém vai inaugurar primeiro ponto de carregamento público da “Rede Mob.E”
Santarém vai inaugurar, quarta-feira, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o primeiro ponto de carregamento público da Rede Piloto Mobi.E, que visa a generalização dos veículos eléctricos no país.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, disse à agência Lusa que a inauguração se insere no objectivo de tornar Santarém “numa das cidades do futuro”.
O ponto de abastecimento, com capacidade para carregar duas viaturas em simultâneo, foi já instalado no Largo do Município, existindo um outro no Largo de Marvila.
“O nosso objectivo é criar uma cidade sem ruído, amiga do ambiente, que atraia pessoas pela qualidade”, afirmou Moita Flores.
O autarca lembrou que quando aderiu ao projecto-piloto Mobi.E, a Câmara de Santarém se comprometeu a incluir na sua frota automóvel pelo menos 20 por cento de veículos eléctricos já a partir de 2011.
Segundo disse, os camiões de recolha de resíduos serão movidos a electricidade, pelo que a autarquia terá de instalar um ponto de carregamento adequado no parque de máquinas.
Santarém terá ainda um comboio eléctrico a circular no centro histórico, assegurou.
Santarém assinalou a Semana Europeia da Mobilidade com uma série de iniciativas – como passeios pedestres, actividades desportivas, mostra de equipamentos de mobilidade sustentável, cedência de bicicletas - e conferências sobre “Ambiente, Saúde e Mobilidade”, que culminam quarta-feira com uma conferência sobre “Mobilidade Eléctrica e Acessibilidades”.
Por outro lado, está a realizar, até quarta-feira, uma monitorização da qualidade do ar por amostradores passivos de dióxido de azoto colocados em 25 pontos da cidade, cujos resultados serão representados num Mapa de Poluição.
A Semana Europeia da Mobilidade pretende despertar as consciências para o impacto da poluição atmosférica, causada pelo aumento do tráfego motorizado no meio urbano, na qualidade de vida dos cidadãos.
------------------------------------------------------------------------------