sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Saúde

Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento assina acordo para Cuidados Continuados Integrados
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento (SCME) assinam esta sexta-feira, dia 17 de Setembro, um acordo no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados. Vão ser disponibilizadas 70 novas camas para a prestação deste tipo de cuidados na região, num investimento público de 750 mil euros.
A SCME construiu duas novas Unidades para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI): uma Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 40 camas; uma Unidade de Longa Duração e Manutenção, com 30 camas. Estas novas Unidades são as primeiras construídas de raiz a iniciar actividade no âmbito do Programa Modelar I, tendo sido financiadas com 750 mil euros de investimento público.
Recorde-se que o Programa Modelar foi dirigido a entidades privadas sem fins lucrativos, permitindo financiar a aquisição de equipamentos, construção, remodelação e/ou ampliação de unidades para a RNCCI. Esta iniciativa dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde representa um investimento total de cerca de 147 milhões de euros, dos quais 65 milhões de euros serão investimento público.
O início de actividade das novas Unidades está agendado para a próxima segunda-feira, dia 20 de Setembro.
São objectivos da RNCCI a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Estas novas 70 camas representam assim um importante reforço para o apoio prestado por esta Rede na região de Lisboa e Vale do Tejo, a qual passa a dispor um total de 870 camas.
------------------------------------------------------------------------------------------