sábado, 25 de setembro de 2010

Política


Paulo Fonseca único candidato à liderança da distrital do PS
O actual presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Santarém, Paulo Fonseca, apresentou ontem a sua recandidatura ao cargo.
Paulo Fonseca, que é também presidente da Câmara Municipal de Ourém, concorre sozinho às eleições para a distrital, que se realizam nos próximos dias 08 e 09 de Outubro.
O prazo de entrega de candidaturas terminou ontem e, segundo apurou a Lusa, não deu entrada nas estruturas distritais mais nenhuma outra candidatura, ficando assim afastada a possível candidatura do presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues.
Paulo Fonseca elege a regionalização como uma das prioridades de trabalho da distrital socialista de Santarém, referindo que é sua convicção que este processo “é um passo fundamental para a afirmação do distrito no contexto nacional”.
Em conferência de imprensa, justificou: “Ganharemos outra autonomia e visibilidade e podemos evitar erros num território com necessidades e interesses próprios.”
Para o dirigente socialista de Santarém, a regionalização servirá para criar uma entidade regional “com dimensão para ser ouvida”, evidenciando o facto de o distrito de Santarém ter uma organização administrativa “repartida” por várias entidades: duas NUT III – Lezíria do Tejo e Médio Tejo -, um governo civil, duas CCDR – Alentejo e Centro - para efeitos de candidaturas a fundos comunitários e a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT).
“A nossa região tem enormes potencialidades em termos de turismo e património e estamos servidos por várias vias rodoviárias importantes, faltando, no entanto, completar outras, como o IC3 entre o Entroncamento e Almeirim, o IC9 na zona de Abrantes e o IC10”, acrescentou Paulo Fonseca.
Ainda na área das vias rodoviárias, o candidato defendeu que a distrital do PS deverá preparar “um caderno reivindicativo” contra a eventual introdução de portagens no troço da A23 entre Torres Novas e Abrantes.
O dirigente socialista está contra a introdução de portagens neste troço porque a considera “uma via essencial para as vidas das populações deste território do Médio Tejo”.
Além disso, acrescenta Paulo Fonseca, “a introdução dos mecanismos de cobrança de portagens teria custos brutais nesta auto-estrada”.
Assumindo que a sua candidatura “reúne consenso no partido”, Paulo Fonseca sublinhou que defende para o PS de Santarém uma “postura responsável, sem necessidade de obedecer cegamente” às estruturas nacionais do partido e ao Governo.
“Temos que ter autonomia na defesa dos interesses da região”, disse o candidato, lembrando que enquanto presidente da Câmara de Ourém já se pronunciou contra uma decisão do Governo de encerrar balcões da Segurança Social no concelho.
Paulo Fonseca frisou ainda que “longe vão os tempos atribulados” do início do seu mandato à frente da Câmara de Ourém. “Já criei rotinas de trabalho na autarquia”, afirmou o candidato, frisando também que tenciona criar equipas de trabalho na federação distrital para o apoiar nesta função.
“O presidente da distrital não tem que ser o único interveniente na liderança das estruturas”, afirmou, acrescentando que outra das suas prioridades é criar um gabinete de formação autárquica para “preparar os mais jovens” para as próximas eleições autárquicas.
Paulo Fonseca referiu que, nas próximas eleições locais, serão vários os presidentes de Câmara que não se poderão recandidatar. “É preciso preparar as melhores soluções com antecedência”, defendeu.
--------------------------------------------------------------------------