quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eventos

Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Lusitano organizam Jantar de Gala
O aumento da visibilidade e promoção, interna e externa, da imagem do cavalo Puro-Sangue Lusitano é o objectivo do I Jantar de Gala Anual de Criadores, a realizar sábado, em Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim.
Organizado pelo Turismo Lisboa e Vale do Tejo (TLVT), em parceria com a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (APSL), o evento vai contar com a presença de criadores nacionais e estrangeiros, bem como dos embaixadores dos países que mais importam exemplares da raça (Espanha, Bélgica, Alemanha, França, Reino Unido e Brasil).
Segundo o presidente do TLVT, Joaquim Rosa do Céu, a iniciativa, “para além do seu carácter social e promocional”, visa “afirmar o cavalo lusitano como produto distintivo e identitário de uma cultura, de uma região e de um país”, pois “além de ser um produto importante para a balança comercial nacional é um produto de prestígio reconhecido mundialmente.
Com o I Jantar de Gala Anual de Criadores, “o que se pretende é afirmar e dar a conhecer um produto que reúne os aspectos essenciais para a promoção turística, um produto típico da lezíria ribatejana”, que se estende da Azambuja à Golegã, acrescentou.
“Tem identidade, é um produto de excelência e apresenta diferenciação e qualificação, ou seja, tem todos os condimentos para se trabalhar no sentido da sua promoção”, afirmou Rosa do Céu.
Segundo este responsável, o evento vai ser acompanhado por jornalistas europeus de imprensa especializada em equitação, hipismo e criação.
Nas horas que antecedem a gala, os participantes vão ser convidados a conhecer “alguns dos mais emblemáticos locais ligados à história do Puro-Sangue Lusitano”, como a Herdade de Muge, a Casa do Cadaval, a Quinta da Broa ou o Picadeiro Lusitanus, na Golegã.
Ao longo da gala será feita uma apresentação de arte equestre, seguindo-se fados ligados ao tema.
---------------------------------------------------------------------------