quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Autarquias

Câmara de Ourém vai construir Memorial para comemorar Centenário da República
A Câmara Municipal de Ourém vai construir um memorial para comemorar o centenário da República, revelou à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, adiantando que o trabalho tem a assinatura do artista plástico moçambicano Roberto Chichorro.
“É o centenário da implantação da República e esse é o simbolismo”, explicou José Manuel Alho, referindo que “outro simbolismo tem a ver com o facto de Ourém estar muito ligado, em termos de história, à I República através da figura incontornável do administrador de Vila Nova de Ourém, Artur Oliveira Santos, entre outras pessoas”.
Segundo o autarca, Artur Oliveira Santos, exprimiu, numa acta da Câmara Municipal de Ourém, em 1911, o desejo de “mandar lavrar em pedra um busto monumento à República para a praça principal” da vila, considerando, então, que este era um “melhoramento digno e patriótico” e a “prova evidente” do amor e fidelidade do concelho às novas instituições.
“Este executivo entendeu que a melhor forma de comemorar o centenário da República era satisfazer o desejo que o antigo administrador não conseguiu concretizar”, afirmou José Manuel Alho.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém acrescentou que recaiu no artista Roberto Chichorro, que recentemente se radicou em Ourém, a escolha para a execução do memorial.
“É uma figura incontornável das artes da lusofonia”, justificou José Manuel Alho, adiantando que se trata de “uma pessoa activa nas questões culturais” e, dos contactos estabelecidos, surgiu a ideia de ser ele a definir as linhas de orientação para este memorial.
“Embora seja conhecido mais como pintor, o artista assumiu o desafio de apresentar uma proposta que foi aprovada pela autarquia”, disse o vice-presidente, esclarecendo que “a proposta é um elogio à República, à figura de Artur Oliveira Santos e aos ícones da história de Ourém, desde os tempos que nos levam à monarquia e ao castelo, aos tempos modernos, com a migração”.
José Manuel Alho destacou que o trabalho, “a ser desenvolvido por pessoas da terra”, inclui na sua composição o calcário da serra de Aire, o ferro ou a cerâmica, “referência a algumas actividades que marcam” a economia do concelho.
O memorial, a inaugurar a 05 de Outubro, quando passam cem anos sobre a implantação da República, vai ficar junto da antiga casa do administrador de Vila Nova de Ourém, hoje museu municipal.
--------------------------------------------------------------------------------