quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Efemérides

Centenário da Implantação da República vai ser assinalado no Entroncamento
A Câmara Municipal do Entroncamento promove, através da sua Biblioteca Municipal, um conjunto de iniciativas com o fim de assinalar o Centenário da Implantação da República.
Além de outras iniciativas, que decorrem até ao final do mês de Outubro, de 1 a 8 de Outubro, decorre a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, nas instalações da Biblioteca Municipal. A DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, promovem esta exposição, apresentada oficialmente a 16 de Julho. Esta mostra destina-se preferencialmente às bibliotecas municipais, universidades, embaixadas, centros de língua portuguesa no estrangeiro, estabelecimentos prisionais e outras instituições. Com base em textos de autores que marcaram a cultura portuguesa no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
Esta iniciativa é dirigida ao público em geral. A exposição está aberta durante o horário de funcionamento da Biblioteca (dias úteis: 10h-12h30m e 14h-18h; sábados: 9h30m-12h30m).
------------------------------------------------------------------------------------