segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cultura e Lazer

Aprovação da candidatura cultura avieira a património nacional pode tornar-se num importante pólo de atracção turística
Um novo pólo de atracção turística pode ser criado com a aprovação da candidatura da cultura avieira a património nacional, disse à agência Lusa o coordenador do projecto, João Serrano.
Este responsável, que participou no fim-de-semana no 1.º Dia Nacional dos Avieiros, na Praia da Vieira, Marinha Grande, explicou que o projeto correrá em paralelo com os programas de recuperação de zonas avieiras apresentado no âmbito do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Provere).
A criação de “um novo destino turístico no país, com base no rio Tejo, e que passa por um percurso fluvial entre a marina do Parque das Nações e Constância”, é um dos objectivos da candidatura, disse.
“Estamos a fazer um esforço enorme para que as câmaras municipais construam os seus projectos de arquitectura e de investimento para recuperar as aldeias” avieiras, acrescentou João Serrano, para quem não existe em Portugal “um património igual de arquitectura tradicional popular”.
O coordenador da candidatura defende, também, a construção de restaurantes em madeira e um fluviário, entre outras estruturas “fundamentais para os turistas”.
A “Rota Turística Avieira”, segundo Serrano, pode criar cerca de 400 novos postos de trabalho nos próximos três anos.
O processo de candidatura da cultura avieira a património nacional iniciar-se-á oficialmente em Outubro, depois de ter sido designado um técnico superior da Direcção Regional de Cultura para acompanhar o Instituto Politécnico de Santarém em todo o projecto.
Os avieiros foram pescadores da Praia da Vieira, na sua maioria, que, nas primeiras décadas do século XX, demandaram as margens do Tejo em busca de melhores condições de vida.
-----------------------------------------------------------------------------------------------