segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cultura

Semana do Japão vai ser assinalada em Santarém com várias actividades
A Semana do Japão em Portugal, que se realiza em Santarém de 21 a 30 de Setembro, vai assinalar os 150 anos do Tratado de Amizade Portugal-Japão, com iniciativas ligadas ao cinema, exposições e música.
A Fundação Passos Canavarro apresentou hoje o programa do evento, que assinala os 10 anos desta instituição sedeada em Santarém e pretende também homenagear Genjiro Ito, um professor universitário japonês que é conselheiro da fundação desde a sua criação em 2000.
Segundo Pedro Canavarro, presidente da fundação, esta iniciativa regressa a Santarém dois anos depois da primeira edição, com o objectivo de “dar a conhecer mais a cultura nipónica em Portugal”, procurando também “abrir portas para que existam mais intercâmbios entre os dois países”.
A Semana do Japão em Santarém tem este ano um vasta programação de cinema, trazendo à mostra 16 filmes japoneses, cinco do realizador Nagisa Oshima, cinco de Takeshi Kitano e ainda seis filmes da indústria cinematográfica de “anime”. Esta programação conta com o apoio da Japan Foundation, uma fundação ligada às embaixadas nipónicas no mundo, e ainda do Cineclube de Santarém, parceiro da Fundação Passos Canavarro nesta organização.
Segundo João Soeiro, do cineclube de Santarém, alguns dos filmes que a exibir vão depois ser mostrados, até 22 de Outubro, noutras salas do país, nomeadamente em Abrantes, Tomar, Torres Novas e Coimbra, numa parceria com os cineclubes locais e a Federação Portuguesa de Cineclubes.
Além do cinema de autor japonês, esta semana cultural nipónica em Santarém dedica ainda especial atenção à produção da indústria do “anime” japonês, estando previsto no programa a exibição de vários filmes com dobragem ao vivo por atores portugueses e a realização de workshops com os alunos das escolas do concelho.
Uma exposição de ilustrações de “manga”, da autoria de oito desenhadores portugueses que trabalham para a indústria de cinema de animação japonês, integra também o programa. A programação de “anime” e de “manga” está a cargo da NCreatures, uma empresa portuguesa de ilustração e de banda desenhada.
No âmbito desta semana, o Fórum Actor Mário Viegas em Santarém acolhe uma exposição da artista Leonor Alvim intitulada “Panos Collage”, dedicada ao tema das “gueixas” japonesas. “Esta exposição mostra telas com temas ligados à figura da gueixa japonesa, realizadas através de colagem de panos antigos que eram vestidos por estas mulheres”, frisou a presidente do Centro Cultural Regional de Santarém, Graça Morgadinho.
Haverá ainda uma exposição e vários workshops de artes florais japonesas, nomeadamente de “bonsai” e “ikebana”. A tradicional cerimónia do chá também faz parte do programa.
Dois concertos de piano, um deles executados por quatro pianistas japonesas a tocarem em simultâneo, completam o programa, que encerra no dia 30 de Setembro com uma palestra do embaixador do Japão em Portugal, no teatro Sá da Bandeira.
“Sabemos que é uma proposta ousada para os esquemas culturais de Santarém, mas acreditamos que o evento pode atrair outros públicos de todo o país”, frisou Pedro Canavarro.
Para o presidente da Fundação Passos Canavarro, as relações entre Portugal e o Japão “não estão ainda a ser bem rentabilizadas”, porque Portugal “não tem paciência para entender melhor as especificidades” da cultura japonesa.
---------------------------------------------------------------------------------