quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ambiente

Câmara de Santarém quer ter camiões do lixo movidos a energia eléctrica
A câmara de Santarém quer passar a ter os camiões do lixo movidos a energia eléctrica já a partir de 2011 e introduzir dois comboios eléctricos no centro histórico, um só para passageiros e outro para passageiros e mercadorias.
O presidente da autarquia, Francisco Moita Flores, reafirmou hoje o compromisso assumido aquando da subscrição do protocolo de adesão ao Mobi.E, de ter, a partir de 2011, 20 por cento da frota do município movida a electricidade.
Moita Flores falava durante a conferência “Mobilidade Eléctrica e Acessibilidades”, que contou com a presença de Rui Campos, do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (GAMEP), e de Paula Teles, da “m.pt”, empresa de planeamento e gestão da mobilidade.
Rui Campos reafirmou o objectivo de instalar 1300 postos de carregamento, de baixa tensão, em todo o país, de forma a permitir a circulação generalizada de veículos eléctricos, e de 50 postos de média e alta tensão (para carregamentos rápidos e de emergência) ao longo das auto-estradas.
Rui Campos sublinhou o facto de o sistema português ser actualmente o mais avançado da Europa, por funcionar com um cartão que pode ser usado em todo o país, mantendo-se o tarifário acordado com o operador, e a perspectiva de poder vir a ser utilizado nos outros países europeus.
Os postos de carregamento normais – de que foram hoje alguns inaugurados em vários pontos do país, incluindo dois em Santarém – vão localizar-se em locais públicos e privados, como parques de estacionamento, superfícies comerciais, hotéis, garagens, entre outros.
“Onde haja interesse aparecerão postos de carregamento”, disse Rui Campos, sublinhando que a autonomia é a única característica que diferencia os veículos elétricos dos convencionais.
A outra é a ausência de ruído, factor apontado como positivo pela redução da poluição sonora, mas que está a ser estudado devido ao elevado índice de acidentes.
Santarém aderiu à Semana Europeia da Mobilidade promovendo um vasto conjunto de iniciativas, tendo assinalado hoje o Dia Sem Carros com a inauguração dos postos de carregamento e retirando o tráfego da Praça do Município, usado para mostra de equipamentos de mobilidade sustentável.
----------------------------------------------------------------