sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cultura

Festival de Estátuas Vivas inicia-se este sábado em Tomar
Inicia-se este sábado em Tomar o I Festival de Estátuas Vivas. São 21 homens-estátua, representando figuras da História de Tomar e de Portugal vão estar situados entre a Escola Nuno Álvares Pereira e a Praça da República, através do eixo Rua Marquês de Pombal, Ponte Velha, Corredoura e também no Convento de Cristo, entre as 16h00 e as 18h45, concentrando-se todas entre o Convento de Santa Iria e a Praça da República das 21h30 às 23h00 horas. No domingo repete-se apenas o horário e locais da tarde (16h00-18h45).
A autarquia tomarense diz em comunicado, “devido à realização do Festival haverá alguns condicionamentos de trânsito, o mais significativo dos quais será a proibição de circulação na Av. Dr. Vieira Guimarães, a estrada de acesso ao Convento de Cristo.
Nessa via vão circular apenas o comboio turístico e o autocarro que farão viagens constantes entre o Convento e a cidade, com paragem única em frente ao Café Infante, junto ao antigo Hospital, na Av. Cândido Madureira. O acesso é gratuito.
No centro histórico, as Ruas Dr. Sousa e Pé da Costa de Baixo estarão unicamente disponíveis para acesso ao Parque de Estacionamento da Praça da República.
O trânsito será ainda proibido na Rua Marquês de Pombal e na Ponte Velha.
Para quem chega à cidade, haverá placas indicativas dos parques de estacionamento. Aconselha-se que utilizem a primeira alternativa que vos surja para evitar condicionamentos na zona central da cidade.
Para quem chegue a Tomar pela Estrada Nacional 113, vindo do lado de Leiria e Ourém, aconselha-se o desvio pelo IC9 a partir do nó de Carregueiros, entrando na cidade a partir do nó seguinte. É um percurso ligeiramente mais longo, mas seguramente mais rápido”.
----------------------------------------------------------------------------------------------