segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ambiente

Torres Novas adere ao “Dia Europeu sem Carros”
O Município de Torres Novas vai aderir ao Dia Europeu sem Carros, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, com a realização de diversas actividades ao longo de todo o dia 22 de Setembro.
As crianças de todo o concelho participarão em acções de sensibilização para a temática da mobilidade e qualidade de vida urbana.
Na Praça 5 de Outubro, entre as 11h e as 19h30, haverá uma demonstração e experimentação gratuita de Segways (um meio de transporte eléctrico, ecológico, robusto e simples de utilizar).
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes receberá, pelas 15 horas, uma palestra sobre mobilidade sustentável. Entre os oradores conta-se Robert Stussi, especialista de mobilidade e urbanismo e presidente da Associação Portuguesa de Veículo Eléctrico.
Ao final do dia terá lugar uma marcha intitulada «Na cidade sem o meu carro», seguindo pelo centro da cidade e desincentivando o uso do automóvel. O início está agendado para as 18 horas, junto às Piscinas Municipais.
Os Transportes Urbanos Torrejanos serão gratuitos para todos os utilizadores e haverá o corte de trânsito em algumas vias no centro da cidade, sendo possível a circulação de transportes públicos. Alternativamente, haverá um comboio com utilização gratuita, com características de transporte de cidadãos portadores de deficiência, que circulará nessa zona central da cidade.
Destaque ainda para a realização de um estudo de monitorização do ar, conduzido pela Agência Portuguesa de Ambiente, pertencente ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, que apenas será executado em dois municípios em todo o pais: Torres Novas e Santarém. A monitorização tem por objectivo avaliar a qualidade do ar das cidades num dia considerado típico, com a habitual circulação de veículos, e num dia sem carros. Para o efeito são realizadas medições de alguns dos principais indicadores das emissões do tráfego automóvel, nomeadamente o monóxido de carbono, o dióxido de azoto, partículas em suspensão e o dióxido de enxofre.
O tema transversal da Semana Europeia da Mobilidade para 2010, na qual se insere o Dia Europeu sem Carros, é «Mobilidade mais inteligente – uma vida melhor!».
---------------------------------------------------------------------------------