quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cultura

Biblioteca Municipal de Torres Novas atingiu duas centenas de milhar de visitantes
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) em Torres Novas, atingiu, 21 meses após a sua reinauguração, os 200 000 visitantes no novo edifício.
“Integrada na Divisão de Bibliotecas e Museus do Departamento de Cultura da autarquia torrejana, a BMGPL afirma-se como centro de cultura de referência na região e um local de fruição e de lazer para todos os seus utilizadores. Nesse sentido, desenvolve um conjunto de actividades e serviços regulares, transversais a toda a comunidade, em plena articulação com os objectivos do Plano Nacional de Leitura e com o Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura, com a Carta das Cidades Educadoras e o consequente Projecto Educativo Municipal. Desta forma, contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações através de actividades difusas de promoção da leitura e de cariz cultural, satisfazendo a ocupação dos tempos livres, a valorização do património cultural local e fomentando a aprendizagem ao longo da vida”, lê-se numa nota da autarquia.
As novas instalações da BMGPL foram inauguradas a 28 de Novembro de 2008, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. É composta por áreas como a Ludoteca, a Bebéteca, a Ecoteca, a Bdteca, um centro de recursos multiculturais, a Fototeca, auditório, sala de exposições e arquivo municipal.
--------------------------------------------------------------------------------------------