quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Política

Passos Coelho visitou a Agroglobal em Valada
O presidente do PSD disse hoje que é preciso “voltar a dar importância estratégica” à agricultura, que considerou “essencial quer à recuperação da economia quer para a geração de emprego”.
Pedro Passos Coelho visitou hoje a Agroglobal, Feira do Milho e das Grandes Culturas, um evento que decorre hoje e quinta-feira nos férteis terrenos de Valada (Cartaxo), junto ao Tejo, numa área com quase 200 hectares.
“Temos uma balança agrícola e alimentar extremamente deficitária – importamos praticamente 70 por cento das nossas necessidades na área alimentar – o que significa que podemos crescer, aumentar o desempenho e a competitividade do setor e com isso diminuir a dependência externa do país e criar condições para a coesão do território”, afirmou.
Passos Coelho elogiou o certame promovido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária/Fonte Boa (proprietário do terreno onde decorre a feira), pelas empresas Valinveste e Agroterra e pela câmara municipal do Cartaxo.
“Espero que edições como esta possam levar junto dos agricultores e das instâncias com responsabilidades nesta área um sentido de urgência e de investimento que não tem sido feito”, afirmou.
O líder social democrata realçou o facto de a feira ser direccionada aos agricultores, já que não possui outras valências que as puramente agrícolas.
Todo o espaço é ocupado exclusivamente por campos de culturas – milho, tomate, girassol, cevada e batata -, zona de demonstração de máquinas e equipamentos e stands dos mais de cem expositores presentes.
------------------------------------------------------------------------------