Membros do Governo inauguraram Loja do Cidadão em Vila Nova da Barquinha
Os serviços de atendimento na Segurança Social “vão passar a poder ser feitos a horas certas, previamente agendadas por marcação telefónica” através do novo programa "Única", anunciou hoje o secretário de Estado da tutela.
Pedro Marques disse à agência Lusa, à margem da inauguração de uma Loja do Cidadão em Vila Nova da Barquinha, que o projecto “Única”, designação da medida, “visa qualificar, de forma integrada, o trabalho efectuado nos últimos anos na qualificação da relação dos serviços com os cidadãos, aliando a sua celeridade a uma maior personalização e qualidade de oferta”.
O modelo, que deverá estar implementado em todos os balcões nacionais da Segurança Social até 2011, após a implementação de tecnologia informática adequada, “é inspirado no modelo actualmente utilizado na vizinha Espanha, com muito sucesso”, disse o governante, tendo acrescentado que, anualmente, são realizados 17 milhões de atendimentos em Portugal.
“Desde 2005 até hoje registámos 17 milhões de atendimentos presenciais, sete milhões de atendimentos pelo Serviço Canal Directo, via internet, e mais de dois milhões pelo Via Segurança Social, medida implementada em 2009 de atendimento telefónico”, observou, tendo afirmado que a secretaria de Estado que tutela quer “continuar a melhorar, facilitar e diversificar os canais de atendimento” aos cidadãos.
A secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, marcou também presença na cerimónia de inauguração da primeira Loja do Cidadão de Segunda Geração do Médio Tejo, área territorial que engloba 11 municípios, e que contou com um investimento de 600 mil euros por parte da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Com uma área de 504 metros quadrados e uma abrangência populacional de 220 mil pessoas, a nova Loja do Cidadão vai funcionar numa “lógica de espaço multi-serviços”, concentrando balcões especializados de serviços públicos como a Segurança Social e o Instituto dos Registos e do Notariado, para além de um Balcão Multi-Serviços (BMS), da administração central e municipal.
Considerando que aquele é um projecto “à medida do século XXI”, Maria Manuel Marques disse à Lusa que, com a abertura desta Loja do Cidadão em Barquinha, passam a estar disponíveis 24 espaços similares no país, “triplicando as lojas existentes em 2005”.
O plano de expansão da rede de Lojas do Cidadão prevê, ainda, a abertura de mais 23 lojas em todo o país, a próxima das quais em Santo Tirso”, disse a governante, tendo acrescentado que “quase 90 milhões de atendimentos” foram já realizados na rede de Lojas do Cidadão gerida pela Agência para a Modernização Administrativa.
Segundo observou, o projecto “corresponde a um investimento de cerca de 37 milhões de euros e permitirá servir, considerando a área de influência de cada loja, mais de dois terços da população portuguesa”.
Na ocasião, a autarquia de Vila Nova da Barquinha assinou o protocolo de adesão ao programa “Simplex Autárquico”, configurando-se como o 70.º município nacional na rede que hoje representa “mais de metade da população nacional”.
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Os serviços de atendimento na Segurança Social “vão passar a poder ser feitos a horas certas, previamente agendadas por marcação telefónica” através do novo programa "Única", anunciou hoje o secretário de Estado da tutela.
Pedro Marques disse à agência Lusa, à margem da inauguração de uma Loja do Cidadão em Vila Nova da Barquinha, que o projecto “Única”, designação da medida, “visa qualificar, de forma integrada, o trabalho efectuado nos últimos anos na qualificação da relação dos serviços com os cidadãos, aliando a sua celeridade a uma maior personalização e qualidade de oferta”.
O modelo, que deverá estar implementado em todos os balcões nacionais da Segurança Social até 2011, após a implementação de tecnologia informática adequada, “é inspirado no modelo actualmente utilizado na vizinha Espanha, com muito sucesso”, disse o governante, tendo acrescentado que, anualmente, são realizados 17 milhões de atendimentos em Portugal.
“Desde 2005 até hoje registámos 17 milhões de atendimentos presenciais, sete milhões de atendimentos pelo Serviço Canal Directo, via internet, e mais de dois milhões pelo Via Segurança Social, medida implementada em 2009 de atendimento telefónico”, observou, tendo afirmado que a secretaria de Estado que tutela quer “continuar a melhorar, facilitar e diversificar os canais de atendimento” aos cidadãos.
A secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, marcou também presença na cerimónia de inauguração da primeira Loja do Cidadão de Segunda Geração do Médio Tejo, área territorial que engloba 11 municípios, e que contou com um investimento de 600 mil euros por parte da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Com uma área de 504 metros quadrados e uma abrangência populacional de 220 mil pessoas, a nova Loja do Cidadão vai funcionar numa “lógica de espaço multi-serviços”, concentrando balcões especializados de serviços públicos como a Segurança Social e o Instituto dos Registos e do Notariado, para além de um Balcão Multi-Serviços (BMS), da administração central e municipal.
Considerando que aquele é um projecto “à medida do século XXI”, Maria Manuel Marques disse à Lusa que, com a abertura desta Loja do Cidadão em Barquinha, passam a estar disponíveis 24 espaços similares no país, “triplicando as lojas existentes em 2005”.
O plano de expansão da rede de Lojas do Cidadão prevê, ainda, a abertura de mais 23 lojas em todo o país, a próxima das quais em Santo Tirso”, disse a governante, tendo acrescentado que “quase 90 milhões de atendimentos” foram já realizados na rede de Lojas do Cidadão gerida pela Agência para a Modernização Administrativa.
Segundo observou, o projecto “corresponde a um investimento de cerca de 37 milhões de euros e permitirá servir, considerando a área de influência de cada loja, mais de dois terços da população portuguesa”.
Na ocasião, a autarquia de Vila Nova da Barquinha assinou o protocolo de adesão ao programa “Simplex Autárquico”, configurando-se como o 70.º município nacional na rede que hoje representa “mais de metade da população nacional”.
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