terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Autarquias

Câmara Municipal de Mação apoia estudantes do concelho
A Câmara Municipal de Mação atribuiu, na semana passada, seis novas bolsas de estudo a jovens estudantes do Concelho de Mação que frequentam o Ensino Superior no presente ano lectivo.
Os novos bolseiros estudam Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Electrotécnica, Bioengenharia e História de Arte. Juntam-se, assim, aos outros 10 bolseiros, que transitam de anos anteriores e que continuam a receber o apoio da Autarquia até ao final dos cursos, desde que comprovem o seu bom aproveitamento.
Na ocasião, Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, referiu, com orgulho, que “estamos a premiar toda a comunidade educativa e de certa forma todo o Concelho”. Apelou aos bolseiros para que contribuam, “da forma que entenderem como mais positiva e adequada, para o desenvolvimento do nosso Concelho”. Uma ideia corroborada por Vasco Estrela, Vereador da Educação, que solicitou aos jovens uma participação activa na vida do Município. “O Concelho de Mação precisa de vocês, dos jovens estudantes, dos jovens universitários. É importante que participem na vida das Associações, na política, nas Instituições de Solidariedade Social, na Associação da vossa terra, que se interessem pela vida em sociedade, que colaborem para o bem comum e para o futuro do nosso Concelho”.
A iniciativa de atribuir Bolsas de Estudo anuais a alunos do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior teve início no ano lectivo de 2004/2005. Desde então, a Autarquia concede cinco bolsas por ano (este ano, excepcionalmente, são atribuídas seis) mantendo-as até ao final dos respectivos cursos, desde que o aproveitamento o justifique.
Esta foi uma das formas encontradas pela Câmara Municipal de Mação – reconhecendo os encargos de uma família quando tem filhos a estudar fora, durante quatro ou cinco anos – de apoiar as famílias mais carenciadas do Concelho contribuindo, simultaneamente, para o enriquecimento do percurso escolar e formação destes jovens.
Cada aluno recebe, mensalmente, 150 euros durante os 10 meses do período lectivo, o que se traduz num encargo de 1500 euros anuais por cada um. Este ano, o investimento da Autarquia é de 24 mil euros.
Na Cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram igualmente entregues os 4 Prémios de Mérito aos melhores alunos dos 2.º (este ano dois alunos com a mesma média) e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário da EB2,3/S de Mação do ano lectivo anterior (2007/2008), como forma de reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar. Para os melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos foram atribuídos 250 euros e 500 euros para o Ensino Secundário.
A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela EB 2,3/S de Mação. Para as Bolsas é aberto um Concurso, sendo atribuídas de acordo com o rendimento per capita comprovado, pela selecção dos 5 mais baixos.
O Vereador da Educação anunciou a intenção de instituir um prémio com a designação “Prémio Gonçalo Matos”. Um galardão que recebe o nome do melhor aluno do ensino secundário do ano lectivo 2008/2009, jovem “que tem recebido o reconhecimento nacional e internacional pelo seu excelente desempenho na área da Matemática” e que frequenta o 1.º ano de Matemática Aplicada e Computação no Instituto Superior Técnico. Visará a distinção anual do aluno do 12.º ano que atingir a melhor média de entrada no Ensino Superior, sendo “uma forma de incentivar aqueles que frequentam o 12.º ano e que pretendem entrar no Ensino Superior, bem como uma forma de a Autarquia reconhecer o seu mérito excepcional”.
José António Almeida, Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, presente na cerimónia, referiu que “temos de dar condições aos nossos alunos”, apelando para que “sejam alunos de sucesso” e para que “atinjam a excelência”, devendo também retribuir e “trabalhar em agradecimento” por este reconhecimento do Município.
São cerca de 30 e ingressaram, este ano lectivo, no Ensino Superior. Deram um novo e importante passo na sua vida académica e lançaram-se numa nova experiência que passa agora pelos corredores do ensino universitário. Estão em cursos das mais variadas áreas, em vários pontos do País, mas são do Concelho de Mação e ali estão para o representar da melhor forma.
Foi com enorme orgulho que a Câmara Municipal de Mação assistiu a este ingresso massivo dos jovens do Concelho no Ensino Superior. Jovens que, para além das actividades curriculares obrigatórias, têm participado nas inúmeras iniciativas promovidas pela Autarquia, que muito têm contribuído para a sua formação pessoal e escolar e que até foram decisivas para a escolha do seu curso superior, como as visitas a várias faculdades da Universidade de Lisboa e a participação no ciclo de conferências da Gulbenkian. Também muitos deles tiveram já contacto com o ambiente universitário ao participarem, através da Câmara Municipal de Mação, nos cursos de Verão da Universidade Júnior no Porto.
Destaque ainda para a Viagem de Estudo à Europa, que a Autarquia de Mação realiza há oito anos e na qual participaram já centenas de jovens Maçaenses. Durante cerca de dez dias percorrem as estradas da Europa e conhecem variadíssimos locais de grande interesse cultural e histórico. Nesta Viagem tomam contacto com outras culturas e outras formas de estar num enquadramento e num espaço que também são seus: a União Europeia.
----------------------------------------------------