sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cultura

Casa Memória Lopes-Graça em Tomar organiza concurso nacional de piano
Divulgar a música daquele que foi um dos mais importantes compositores do século XX é um dos objectivos da Casa Memória Lopes-Graça, situada no edifício em que o músico nasceu em 1906.
Na prossecução desse objectivo, está mais uma vez aberto o Concurso Lopes-Graça, Disciplina de Piano, já na sua quinta edição, organizado pela Casa Memória com o apoio técnico e logístico da Escola de Música Canto Firme.
O concurso destina-se a alunos de piano do Ensino Vocacional Especializado, Ensino Técnico Artístico Profissional e Ensino Superior, pretendendo incentivar alunos e professores para a prática do repertório do autor, a pesquisa e estudo de obras de compositores portugueses e a evocação do compositor tomarense na sua cidade natal.
As inscrições decorrem até 23 de Abril, realizando-se o concurso em Tomar entre 14 e 16 de Maio, durante uma semana marcada por várias acções paralelas, com um júri presidido por Olga Prats e constituído ainda pelos professores e pianistas Miguel Henriques, Fausto Neves e Jaime Mota.
O concurso terá um nível básico com dois escalões (10-11 e 12-14 anos), um nível médio e um nível superior. Cada escalão terá dois prémios, para além da atribuição de um prémio especial para o melhor intérprete de Lopes-Graça, com valores que variam entre os 800 e os 250 euros. As eliminatórias (todos os níveis) incluem repertório de J.S. Bach e de Lopes-Graça, enquanto as finais incluem uma peça de compositor português.
Para quem se queira inspirar, a Casa Memória Lopes-Graça está aberta de terça-feira a sábado, entre as 9.30 e as 12.30 e entre as 14 e as 18 horas. Além de objectos pessoais, fotografias e espólio artístico do compositor, a Casa apresenta actualmente a exposição documental “A divina arte em tempo de mudança” sobre a intervenção musical e cívica do autor e a sociedade tomarense dos anos vinte do século passado.
----------------------------------------------------