quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Desporto


Estádio Municipal de Tomar tem novos balneários
O conjunto modular de balneários previsto para o Estádio Municipal de Tomar foi entregue hoje, pela empresa à qual a aquisição foi adjudicada. Os módulos de balneários pré-fabricados custaram à autarquia cerca de 54.000 euros e possibilitam que, após a construção da bancada definitiva, possam ser transportados para outro local ou para outro equipamento desportivo.
O vereador responsável pela Divisão de Desporto da autarquia de Tomar, Carlos Carrão, refere que “esta aquisição foi feita numa perspectiva de investimento e de reutilização de recursos, garantindo que este equipamento provisório possa vir, futuramente, a ser utilizado noutras situações.” Aquele vereador explica que “esta decisão foi tomada considerando as necessidades dos milhares de pessoas que utilizam o Estádio Municipal, quer em contexto de competição, quer pela prática desportiva no geral.”
A par desta solução provisória, o autarca adianta que “a autarquia está a trabalhar no sentido de encontrar, também para a bancada, uma situação que possa dar resposta, muito em breve, a essa necessidade. A lógica agora utilizada na aquisição dos balneários pré-fabricados será igualmente utilizada na bancada.”
Cada balneário é composto por uma zona de vestiário com capacidade para 40 atletas. Contém ainda duches e zona de sanitários, conforme os requisitos e exigências da Federação Portuguesa de Futebol.
Estes balneários têm ainda uma zona técnica contígua, com um equipamento de aquecimento de água através de painéis solares, o que permitirá, a médio prazo, uma poupança substancial ao nível dos custos energéticos.
O DOM – Departamento de Obras Municipais do município, responsável pelas ligações da rede de águas, esgotos e energia eléctrica, está a trabalhar no sentido de garantir que os balneários fiquem a funcionar no último fim-de-semana de Janeiro.
O Estádio Municipal de Tomar tem uma utilização média mensal de 4000 pessoas no relvado e 600 na pista de atletismo. Neste contexto, atendendo à localização do equipamento e pensando também na rentabilização desta infra-estrutura desportiva, Carlos Carrão refere que “a autarquia está a desenvolver o projecto definitivo da bancada e balneários, tendo como ponto de partida que o Estádio seja multifuncional, permitindo a sua utilização quer em situações de competição, quer para a prática do desporto em geral.”
A utilização destes balneários não tem custos acrescidos aos já previstos para o uso do Estádio.
---------------------------------------------------