sábado, 30 de janeiro de 2010

Eventos


Luís Represas sobe hoje ao palco do Teatro Sá da Bandeira para apresentar concerto acústico
Luís Represas, um dos nomes incontornáveis do panorama musical português, apresenta este sábado, pelas 21h30, um espectáculo renovado no palco do Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Em formato acústico e com uma nova formação, Luís Represas propõe neste concerto um momento intimista, centrado na essência e beleza das canções. Em palco, Luís Represas far-se-á acompanhar por piano e guitarra, num espectáculo repleto de grandes emoções. O alinhamento do espectáculo engloba os temas do último disco de originais “Olhos nos Olhos”, entre os quais se destacam “Sagres” e “Desencontro”, e muitos dos êxitos intemporais que fazem parte do songbook da música popular portuguesa, numa carreira com mais de 30 anos de actividade.
"Olhos nos olhos", o nono a solo da sua carreira, inclui as participações da brasileira Simone e dos cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia e foi gravado em Portugal, Brasil e Cuba e masterizado nos Abbey Road Studios em Londres.
O álbum é constituído por 12 temas, 11 deles originais e uma nova versão de "Colibri" (Luís Represas). Represas assina a maioria das composições e letras, fazendo parcerias com Ana Vidal, João Monge, João Gil e Margarida Pinto Correia.
"Desencontro", que Represas interpreta com Simone, é da autoria de Pinto Correia, sendo a música sua. Ana Vidal assina dois temas, ambos musicados por Represas, "Por mão própria" e "Inventor de abraços", este último com a participação de Nanunto e Manecas Costa. Conta também com a participação do músico brasileiro Marcelo Mariano em "Voo da garça" (Luís Represas) e do baixo português Rui Costa em "Colibri".
"Quero lembrar" é uma parceria de Represas com Luís Fernando, enquanto que "Pessoas felizes", que interpreta com Liuba Maria Hévia, é uma parceria com João Gil.
"América", um tema de Represas e João Gil, é interpretado em duo por Luís Represas e Pablo Milanés.
Outra parceria em termos de autoria é a que Represas faz com Miguel Nuñez no tema "A verdade". Com uma forte ligação à música e aos músicos de Cuba, Luís Represas iniciou a carreira a solo em 1993, com a edição de "Represas". Seguiram-se "Cumplicidades" (1996), com arranjos e direcção musical de Bernardo Sassetti, "A Hora do Lobo" (1998), "Código Verde" (2000), "Reserva Especial" (2001) e "Fora de Mão" (2003).
O ano passado, quando celebrou 30 anos de carreira, editou um CD e o seu primeiro DVD, ambos intitulados "A história toda" e resultantes de um espectáculo no Centro Cultural de Belém.
O passado musical de Luís Represas está intimamente ligado ao grupo Trovante, que fundou em 1976 com Manuel Faria, João Gil, Artur Costa e João Nuno Represas.
Depois de 16 anos de vida conjunta e oito discos, entre os quais "Chão Nosso" (1997), "Baile no Bosque" (1981) e "Sepes" (1986), os Trovante terminaram em 1992, altura em que Luís Represas começou a compor.

---------------------------------------------------------------