segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Religião


O MAAC reflecte sobre o Protagonismo das Crianças e Adolescentes
O MAAC, Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças realizou este sábado, no Seminário de Santa Joana, em Aveiro dois encontros nacionais: o END, Encontro Nacional de Delegados e o ENFA, Encontro Nacional de Formação de Acompanhantes. Os dois Encontros tiveram por base o lema do corrente ano “ O Agir, o click que te faz bulir! ” e o protagonismo da crianças e adolescentes.
O END, é um encontro de crianças e adolescentes delegados dos seus grupos. Estiveram presentes crianças e adolescentes dos diversos grupos das Dioceses de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Lisboa, Santarém e Setúbal.
Começou o encontro com apresentação pessoal e dos trabalhos dos seus grupos. O porquê de terem sido escolhidos e escolhidas. Depois foi o que era necessário para ser um bom delegado e em que as crianças e adolescentes disseram que deve ser responsável, pontual, preocupado ou preocupada com os meus amigos e colegas do grupo. Viram também que é importante pedir aos acompanhantes, para lhes entregar no final do Encontro, para os ajudar a serem melhor delegados. Os ajudar, a ensinar a respeitar, a dar oportunidades a serem melhores, os ajudar a se divertirem de forma didáctica, ajudar a superar as dificuldades e os medos.
O ENFA, é um encontro de jovens e ou adultos que acompanham os grupos de crianças e adolescentes. Teve a participação de cerca de mais de três dezenas de acompanhantes das dioceses do continente onde existe MAAC.
Aqui reflectiu-se sobre como promover o protagonismo das crianças e adolescentes no MAAC. Assim, neste encontro os acompanhantes puderam conhecer-se melhor e descobrir que, apesar das diferenças a nível das realidades socio-culturais e da experiência de estar com grupos, existem valores, sentimentos, dificuldades e alegrias partilhadas.
Identificaram, também, algumas das características essenciais que um acompanhante do MAAC deve possuir ou desenvolver, tais como: a disponibilidade para escutar e conhecer cada criança do seu grupo, a persistência e o acreditar nas crianças/adolescentes, o estar com as crianças/adolescentes como um amigo, o respeitar e saber valorizar o modo de expressão e de participação de cada criança no grupo, ser coerente na vida com os princípios cristãos e do MAAC.
Neste encontro houve a oportunidade de falar sobre as dificuldades sentidas para promover o protagonismo das crianças/adolescentes e, ainda, de pôr em comum algumas metodologias facilitadoras. Uma delas, é o Caderno de Vida do acompanhante, um importante instrumento para estar atento à marcha do grupo, o conhecer melhor e fazer um caminho pessoal de aprendizagem e de conversão com as crianças e adolescentes. Uma ideia forte que saiu do ENFA, foi que o significado de protagonismo das crianças e adolescentes tem que ser centrado nas mesmas, para que se descubram a si mesmas. Sentir que as ideias das crianças e adolescentes são escutadas e respeitadas e postas em prática, e assim se levarem à sua transformação pessoal e do meio onde estão inseridas. Enquanto que o protagonismo das crianças e adolescentes em geral é “fogo de vista”.

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