quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Certames

Abrantes vai ter Feira de São Matias
A câmara de Abrantes anunciou hoje a realização “em definitivo” da tradicional Feira de São Matias, após a resolução de “um mal-entendido” com os feirantes de venda a retalho.
O secular certame esteve na “iminência” de não se realizar este ano porque os vendedores de comércio a retalho não aceitavam que a atribuição dos lugares de venda fossem atribuídos pelo método de sorteio, ao invés do factor ‘antiguidade’.
A presidente da Câmara de Abrantes, que chegou a anunciar a “iminência” da não realização da Feira de S. Matias pela divergência com os feirantes, disse hoje à agência Lusa que o júri voltou a reunir-se com os feirantes tendo sido obtida uma posição conjunta “conclusiva”, acrescentando que “todos acabaram por ficar satisfeitos com o lugar que lhes foi atribuído, e sem recorrer a sorteio”.
“Estavam a concurso 47 lugares para 37 feirantes inscritos e todos ficaram com o local a que se haviam candidatado, sem necessidade de realizar qualquer sorteio”, disse Céu Albuquerque, afirmando que o sorteio “só é feito no caso de haver mais do que uma candidatura para o mesmo lugar”.
Segundo disse a autarca, “os feirantes acabaram por perceber o significado da palavra ‘sorteio’ e tudo não passou de um mal entendido”.
Quando faltam três semanas para o início da Feira de S. Matias, a primeira no calendário anual nacional de Feiras, estão confirmadas as presenças das tradicionais barraquinhas de farturas e pipocas, bares e restaurantes para além dos feirantes de venda a retalho.
“Mas não os divertimentos eletromecânicos”, disse Céu Albuquerque, que afirmou estar a “aguardar pela participação ou não” dos empresários portadores de divertimentos como os carrinhos de choque, a montanha-russa ou os carrocéis.
“Não depende de nós, mas de negociações que estão a decorrer com o Governo”, disse a presidente de Câmara, que afirmou que, “de qualquer das formas”, a autarquia vai “complementar” o certame com várias iniciativas de índole cultural que “valorizem” o evento, nomeadamente ao fim de semana.
A autarca adiantou, como exemplos, uma exposição “com todo o historial” da Feira e o lançamento de uma brochura que incluem os marcos mais importantes de 500 anos de história do certame, além da participação e actuação de bandas filarmónicas, grupos etnográficos e ranchos folclóricos, entre outros.
A secular Feira de S. Matias, cujas origens remontam ao século XIII, tem data de abertura confirmada para 19 de Fevereiro devendo prolongar-se até dia 8 de Março, no espaço adjacente ao Tecnopólo do Vale do Tejo.
---------------------------------------------------------