quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cultura

Alto Ribatejo é pioneiro a certificar internacionalmente o seu património cultural
A Organização Mundial para a Avaliação e Certificação da Qualidade na Gestão de Património Cultural, HERITY, avaliará entre 16 e 20 de Janeiro, cinco sítios do Alto Ribatejo, pioneiros neste processo de certificação internacional.
Com o objectivo de melhor gerir o património cultural do país e promover o desenvolvimento da região, os Municípios de Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha entraram na fase final do processo de certificação-HERITY, que avalia padrões de qualidade dos sítios patrimoniais em todo o mundo.
A Biblioteca António Botto e o Castelo de Abrantes, o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, em Mação, o Centro Cultural de Vila Nova do Barquinha e o Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo são os primeiros sítios do país que irão integrar a lista de monumentos e sítios certificada pela Organização Mundial para a Avaliação e Certificação de Qualidade na Gestão do Património Cultural, HERITY.
Ao avaliarem-se estes cinco espaços constitui-se também uma rede de cooperação para a gestão do património através da qual possibilita o desenvolvimento económico, cultural e turístico da região. Isto tendo em conta que a certificação avalia a qualidade do património cultural nestas áreas e a sua relação directa com o público.
Processo de certificação:
Este processo de avaliação e de certificação, reconhecido pelo Comité do Património Mundial da UNESCO, começou oficialmente há oito meses e inclui uma análise rigorosa dos quatro aspectos-chave da gestão patrimonial: o valor cultural dos sítios, a conservação destes, as informações transmitidas ao público e a qualidade dos serviços prestados.
Para isso, não só conta com a qualificação de especialistas na área, mas também com a opinião do público desses sítios patrimoniais formando um completo sistema de avaliação e altamente democrático, que integra todos os aspectos-chave da gestão patrimonial.
Todo este processo de avaliação e certificação, que tem relevância para a região e para o país, será explicado em conferência de imprensa pelo HERITY Nacional e Internacional e pelos Presidentes das Câmaras Municipais dos três Municípios pioneiros neste processo de certificação mundial. A conferência terá lugar na terça-feira, 19 de Janeiro, no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, pelas 17.30h.
Certificação HERITY no Mundo:
Os sitios patrimoniais de Itália, Espanha e Brasil têm podido contar com os benefícios da acreditação da Organização Mundial para a Avaliação e Certificação de Qualidade na Gestão do Patrimônio Cultural, HERITY em várias das suas regiões.
Em Itália, já no ano de 2003, a Comissão Nacional Italiana da UNESCO recomendou a avaliação HERITY como uma ferramenta para avaliar mais de 30 locais italianos que compunham a Lista do Património Mundial. Assim, hoje, têm já essa certificação em grandes áreas classificadas como Sítios de Património Mundial, como o centro histórico de Roma, as propriedades extra-territoriais da Santa Sé na Cidade do Vaticano e a Basílica de São Paulo Extra-Muros.
No entanto a província de Turim foi a pioneira neste processo de acreditação, permitindo-lhe expandir o desenvolvimento não só da sua gestão patrimonial mas também em áreas relacionadas com esta, como o turismo, a cultura e finalmente o desenvolvimento económico local.
Em Espanha, quatro sítios patrimoniais da província de Saragoça foram também avaliados pelo HERITY. A chamada “Ruta de Caesaragusta” é composta pelo Museo del Foro, Porto Fluvial, pelas Termas e pelo Teatro Romano, e também foi pioneira no país vizinho na avaliação da sua gestão através deste sistema internacional. Entretanto o chamado “Caminho de Santiago de Compostela” na Galiza está actualmente em processo de certificação e, simultaneamente outros museus, monumentos e sítios espanhóis já manifestaram interesse em se submeter a esta avaliação.
O Parque Nacional da Serra da Capivara no Brasil passou, desde 1991, a integrar a lista de Património Mundial da Humanidade, foi também qualificado através dos padrões definidos por este organismo internacional, aceitos pelo Comité do Patromónio Mundial da Unesco.
-----------------------------------------------------------