quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Economia

“Águas do Ribatejo” lançou primeiras empreitadas de obras em concelhos que integram a empresa
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) lançou hoje as três primeiras empreitadas de um conjunto de obras no valor de 45 milhões de euros que vai realizar durante 2010 nos seis concelhos que integram a sociedade.
José Sousa Gomes, presidente da AR, disse ser "extremamente gratificante" consignar obras para recolha e tratamento de águas residuais em aglomerados com poucos habitantes, como aconteceu hoje, cumprindo "um dos grandes objectivos" da empresa criada pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
O Conselho de Administração da AR assinou hoje os contratos para a construção dos subsistemas de saneamento de Chouto/Gaviãozinho e Salvador/Parreira, ambos no concelho da Chamusca, e do sistema de saneamento de Foros de Coruche e ligação à estação de tratamento de águas residuais (ETAR) da vila.
No primeiro caso trata-se da construção de uma ETAR (estação de tratamento de águas residuais), 14 quilómetros de colectores e uma estação elevatória, obra orçada em 1,5 milhões de euros, a concluir em 10 meses, para servir uma população de 500 pessoas.
O subsistema de Salvador/Parreira, também orçado em 1,5 milhões de euros, prevê a construção de uma ETAR, 16 quilómetros de colectores e duas estações elevatórias, servindo uma população de 1000 pessoas.
O contrato assinado em Coruche prevê a construção de uma rede de colectores com 27 quilómetros, que irá ligar Foros de Coruche à ETAR de Coruche através de um emissário, além de quatro estações elevatórias, uma obra de 2 milhões de euros a concretizar no prazo de um ano.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Dionísio Mendes, esta obra irá duplicar a quantidade de efluentes que actualmente chega à ETAR de Coruche, respeitantes à vila, frisando que este era um dos concelhos da região com menos equipamentos em matéria de tratamento de esgotos e que está agora à beira de uma cobertura na ordem dos 95 por cento.
Em construção estão as ETAR de Couço, Branca e Zona Industrial, obras que considerou fundamentais para tornar o concelho num dos que pode oferecer melhor qualidade de vida às populações, condição essencial para atrair novos residentes e empresas, sobretudo na perspectiva da construção do novo aeroporto no vizinho concelho de Benavente.
O presidente da AR afirmou que a candidatura feita pela empresa a fundos comunitários irá permitir, até 2013, uma cobertura superior a 95 por cento nos seis concelhos abrangidos no que toca a recolha e tratamento de efluentes.
O director-geral da empresa, Moura de Campos, afirmou que as obras que vão ser lançadas este ano, num investimento de 45 milhões de euros, se destinam, por um lado, ao reforço do abastecimento de água em termos de furos e reservatórios e, por outro, ao tratamento e drenagem de esgotos (o "grosso do investimento"), com construção de ETAR e remodelação de outras que já não obedecem aos parâmetros ambientais actuais.
No abastecimento de água, o objectivo é "garantir a capacidade de armazenamento durante dois dias", para evitar situações como as actuais, em que a um corte de energia acaba por suceder um corte no abastecimento de água, e também para aumentar a qualidade da água fornecida aos consumidores, afirmou.
--------------------------------------------------