terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Religião

Conferência Episcopal Portuguesa vai lançar nota pastoral sobre visita do Papa
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai lançar em Fevereiro uma nota pastoral sobre a visita do Papa Bento XVI a Portugal, anunciou hoje, em Fátima, o porta-voz da instituição.
No final da reunião do Conselho Permanente da CEP, o padre Manuel Morujão afirmou aos jornalistas que a nota pastoral pretende dar indicações aos católicos como aproveitar e preparar a visita, que decorre de 11 a 14 de Maio.
“A visita não é apenas uma festa, é uma oportunidade para aprofundar os valores”, anotou, considerando que “essa preparação há-de trazer vantagens para a qualidade de vida que vivemos, para a Igreja e para a sociedade”.
O porta-voz da CEP assegurou que “o Papa vai ter uma palavra para todos os que vivem a sua fé com profundidade, para aqueles que estão mais afastados e aqueles que estão totalmente de costas para a Igreja”, acrescentando que a “Igreja não fecha a porta a ninguém”.
A visita de Bento XVI a Portugal inicia-se no dia 11, com uma cerimónia de boas-vindas no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Depois, o Papa faz uma visita de cortesia ao Presidente da República, no Palácio de Belém, e à tarde, no Terreiro do Paço, Bento XVI preside a uma missa.
No dia seguinte, além do encontro com personalidades do mundo da Cultura, está previsto um outro com o primeiro-ministro, José Sócrates, também durante a manhã.
Já à tarde, o Papa segue de helicóptero para Fátima, onde começa por visitar a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.
À noite, Bento XVI participa na recitação do rosário e procissão das velas.
No dia 13, depois de celebrar a missa que encerra a peregrinação internacional aniversária, o Chefe de Estado do Vaticano tem um encontro com os representantes das organizações da Pastoral Social, seguindo-se uma reunião com os bispos de Portugal.
Bento XVI deixa Fátima na manhã do dia 14 em direcção ao Porto, onde celebra missa na parte da manhã na Avenida dos Aliados, encerrando a sua primeira visita enquanto Papa a Portugal.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------