sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cultura


Francisco Canais Rocha vai ser homenageado em Torres Novas
No próximo Domingo, dia 31, Francisco Canais Rocha vai ser homenageado no Teatro Virgínia. É uma iniciativa da Federação das Associações dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Ribatejo (FARPIR)e da Associação de Reformados e Pensionistas de Torres Novas (ARPE), à qual também a Câmara Municipal de Torres Novas se associa. A homenagem tem o lema ”Canais Rocha, Homem, Político, Cidadão”, reflexos que originaram aos organizadores o arranque para a iniciativa.
Francisco Canais Rocha nasceu em 1930 e ao longo da sua vida, sempre esteve ligado aos movimentos sociais, políticos e associativos de Torres Novas. Foi um enorme lutador em prol da liberdade e foi um dos grandes impulsionadores das várias associações torrejanas. como foi o caso do Núcleo Campista «Raiar da Aurora» e do Cineclube de Torres Novas.
Foi fundador da Associação Amigos de Torres Novas em Lisboa, a ARPE, a Federação dos Reformados do Ribatejo, a União das Colectividades e Associações de Torres Novas, tendo igualmente participado na fundação da AGIR e da Associação Casa Memorial Humberto Delgado.
Tem livros publicados relacionados com o sindicalismo e a história do movimento operário. Foi condecorado pela Câmara Municipal Torrejana em 2003, recebendo a Medalha de Mérito Cultural do Município de Torres Novas.
--------------------------------------------------------------