sábado, 23 de janeiro de 2010

Ambiente


Escola EB1 nº 4 de Chainça hasteia Bandeira Verde
Alunos e professores da escola EB1 nº 4 de Chainça, concelho de Abrantes, hastearam no dia 20 de Janeiro a Bandeira Verde, galardão atribuído no âmbito do programa “Eco-Escolas”, em reconhecimento pelas boas práticas ambientais.
A cerimónia decorreu em ambiente de muita animação, no exterior do edifício que acolhe esta escola temporariamente, numa das casernas da Escola Prática de Cavalaria (EPC). A escola convidou para este acto o Comandante da EPC, a Presidente da Câmara de Abrantes, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente (Aníbal Melo), o Director do Agrupamento de escolas D. Miguel de Almeida (Jorge Beirão) e um representante da Associação de Pais.
Orgulhosos por verem as suas boas práticas ambientais reconhecidas, os alunos das várias turmas leram textos alusivos à defesa do ambiente e cantaram “em primeira mão” um tema musical, “os amigos do ambiente”, com letra dos professores titulares e música do professor das actividades curriculares.
Depois da execução de campanhas de sensibilização, da realização de um filme sobre ambiente, entre outras acções, os alunos desta escola constituíram brigadas para o controlo dos desperdícios energéticos, preparando-se agora para darem continuidade ao “compromisso” de defenderem o ambiente.
Maria do Céu Albuquerque agradeceu aos alunos o seu contributo para a melhoria do desempenho ambiental e sensibilizou-os a “passarem o testemunho” das boas práticas ambientais junto das famílias e dos amigos.
Recordamos que seis escolas do concelho foram distinguidas com o galardão “Eco-Escolas 2009, atribuídas pela Associação Bandeira-Azul da Europa. As escolas galardoadas, e com bandeira hasteada, foram as EB1/Jardim-de-Infância de Alferrarede (nº 2), EB1 nº 4 de Abrantes, secundária Dr. Solano de Abreu, Agrupamento Escolar do Tramagal, escola D. Miguel de Almeida e secundária Dr. Manuel Fernandes. Parabéns a todos!
No ano lectivo 2009/10 estão inscritas 16 escolas do concelho de Abrantes no programa Eco-Escolas.
----------------------------------------------------