quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Educação

Jorge Justino eleito director do Instituto Politécnico de Santarém
O Conselho Geral do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) elegeu hoje o até aqui director da Escola Superior Agrária, Jorge Justino, para presidente no mandato 2010/2014.
Jorge Justino foi eleito com 12 votos dos 21 membros do Conselho Geral, tendo o outro candidato, o director da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Jorge Faria, recebido nove votos.
Maria de Lurdes Asseiro, que presidiu ao IPS nos últimos quatro anos e que voltou a candidatar-se ao lugar, havia sido eliminada na primeira ronda de votação, realizada na terça-feira.
Jorge Justino, 61 anos, professor coordenador com agregação, licenciado e doutorado em engenharia química, regressa à liderança de uma instituição a que presidiu durante dez anos (1996/2006), prometendo pugnar pela "excelência" e "qualidade" do ensino.
"Quando falamos em excelência falamos em qualidade de ensino, investigação, do corpo docente e não docente, dos estudantes, mas também da articulação com a comunidade e de uma abertura muito forte à internacionalização, sobretudo europeia", disse.
Jorge Justino disse ainda que a questão da constituição de um consórcio com outras instituições do ensino superior, politécnico ou universitário, será um dos marcos da sua presidência, porque, no seu entender, até pelas dificuldades financeiras que afectam o ensino superior.
"É preciso uma estrutura forte, com dimensão, para ter peso no país e tendo em vista discutir com a tutela o reconhecimento do mérito", disse.
Jorge Justino terá como vice-presidentes os professores Pedro Reis, da Escola Superior de Educação, e Teresa Serrano, da Escola Superior de Saúde.
O futuro administrador do IPS será escolhido depois de consultas no sentido de encontrar a pessoa com o melhor perfil para uma função "da maior importância", adiantou.
Alexandre Caldas, presidente do Conselho Geral do IPS, disse à Lusa ter sido com satisfação que este órgão cumpriu uma das suas principais competências, a eleição do presidente do instituto, e elogiou a disponibilidade demonstrada pelos três candidatos para "servirem a instituição num momento tão importante".
Alexandre Caldas felicitou o presidente eleito, sublinhando a importância das suas "competência e experiência" para o futuro do instituto.
O IPS integra as escolas superiores Agrária, de Desporto, de Educação, de Gestão e Tecnologia e de Saúde, sendo frequentado por um total de cerca de cinco mil alunos, quatro mil dos quais de primeiro ciclo (licenciatura) e mil de segundo ciclo (pós-graduações e mestrados).
-------------------------------------------------------------------