sábado, 23 de janeiro de 2010

Política


Vasco Cunha reeleito para a distrital do PSD
O único candidato à presidência da distrital de Santarém do PSD, Vasco Cunha, foi eleito, sexta-feira à noite, com 91 por cento dos votos dos 397 militantes que participaram na votação.
Vasco Cunha disse à agência Lusa que, tendo-se tratado de um acto eleitoral sem disputa, "não deixa de ser expressivo" que perto de 40 por cento dos cerca de mil militantes inscritos tenha ido votar.
Além de Vasco Cunha, que é acompanhado na liderança da Comissão Política Permanente Distrital pelos vice-presidentes Octávio Oliveira e Isaura Morais (presidente da Câmara Municipal de Rio Maior), foram ainda eleitos os membros da Mesa da Assembleia Distrital, presidida por Miguel Relvas, e do Conselho de Jurisdição Distrital, liderado pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jaime Ramos.
Ciente que o seu mandato começa num cenário marcado pelo Conselho Nacional, agendado para dia 12, e tendo no horizonte as directas e a realização do congresso do partido, Vasco Cunha adiantou que, feita a eleição, vai tomar posição "muito em breve" sobre o momento actual da vida do partido.
Por outro lado, disse que o mandato de dois anos que agora inicia corresponde a um período de "grandes desafios" - uma legislatura marcada pela revisão da Constituição, eleições presidenciais em 2011, regresso do debate da regionalização -, sendo Vasco Cunha, também deputado na Assembleia da República, um dos defensores da realização de um referendo sobre a matéria.
Em termos distritais, propõe-se inverter, num período de 10 a 15 anos, a tendência deficitária do distrito para o esforço eleitoral do PSD (fica "dois ou três pontos abaixo" da média nacional do partido tanto nas eleições legislativas como nas europeias) e pugnar por um melhor aproveitamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), "considerado por muitos a última oportunidade para Portugal beneficiar de fundos comunitários".
Encontrar uma solução para a sede distrital do partido, actualmente a funcionar num edifício degradado do centro histórico de Santarém, uma homenagem aos "militantes históricos que estiveram na institucionalização do PSD no distrito", a organização do primeiro Congresso Social-Democrata do distrito "para balizar a actuação política do PSD distrital", são alguns objectivos.
-----------------------------------------------------