quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sociedade


Torres Novas recebeu Embaixadora de Timor em Portugal
Têxteis tradicionais timorenses, engalanaram a Sala de Sessões dos Paços do Concelho para a recepção oficial à Embaixadora de Timor em Portugal, Dr.ª Natália Carrascalão.
Numa sessão emotiva, que contou com a presença da Governadora Civil do Distrito de Santarém, Dr.ª Sónia Sanfona, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas destacou a vontade do Município de «trilhar caminho para fazer redes de lusofonia com países que falam português e, em particular, com as autarquias onde existe o Monumento “Ceuta”, alusivo ao V Centenário da morte do Infante D. Henrique». Nesse mesmo âmbito foram já realizadas duas edições dos Encontros da Lusofonia, a primeira das quais dedicada a Timor.
«A Lusofonia é para nós uma prioridade. Queremos ser obreiros na defesa da língua portuguesa espalhada pelo mundo. Vivemos a cooperação, a geminação, a lusofonia de uma forma muito intensa», realçou o autarca torrejano.
O Presidente da autarquia, que realizou um trabalho de campo muito profundo para a implementação do poder local em Timor, explicou alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo destes anos de ligação com aquele país: «Fiquei a perceber melhor a grandeza do povo timorense, que se organizou e venceu um ‘monstro’ vizinho. Compreendi a sua dignidade, a sua capacidade de resistir e a extraordinária consciência política da população.»
Com um sentimento de dever cumprido, e a convicção de que, citando Xanana Gusmão, “Torres Novas tem um papel de vanguarda na história da implementação do poder local em Timor, com trabalho no terreno, o Presidente torrejano destacou que «não há experiência mais humana, mais responsável e mais fantástica que ajudar os outros a ter uma vida melhor».
Para culminar, o autarca sublinhou o facto de a Associação Nacional de Municípios Portugueses, na qual tem o pelouro das Relações Internacionais, estar neste momento a trabalhar no sentido de as autarquias portuguesas recuperarem o edifício do Mercado de Baucau.
Tomando a palavra, a Governadora Civil de Santarém enalteceu a capacidade do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas de interiorizar que «há muito mais que nos une a estes países que os territórios e os oceanos que nos separam», ao realizar um trabalho de ajuda, cooperação e solidariedade que deve ser assinalado.
A Dr.ª Sónia Sanfona afirmou ainda: «Este apoio é fundamental para o desenvolvimento do povo timorense, para a sua capacidade de crescer, de forma a ser mais feliz do que foi no passado. E levar o poder democrático é sedimentar os valores da democracia». Por fim, referiu ainda que o Governo Civil e o distrito prezam a forma como os autarcas vão dando dimensão «ao que somos enquanto povo, ao que representamos e somos capazes de dar, promovendo o Ribatejo, o seu povo, tradições e cultura lá fora, fazendo de nós também um povo melhor».
A Embaixadora de Timor em Portugal afirmou que era uma obrigação moral vir a Torres Novas e cumprimentar a «face visível do povo torrejano», uma vez que «os timorenses são um povo grato. Sabemos quem nos quer bem, quem nos ajuda sem qualquer interesse em troca».
--------------------------------------------------------------