sábado, 30 de janeiro de 2010

Cultura


Inaugurada Exposição de Pintura e Escultura de Paula Gouveia e Ricardo Tomás em Santarém
Foi hoje inaugurada, por Lúcia Militão, Chefe de Divisão da Cultura, Desporto e Turismo, a exposição de Pintura e Escultura de Paula Gouveia e Ricardo Tomás, na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil.
Paula Gouveia, artista plástica, refere que “Ao pensar, o horizonte, sou capaz de encontrar formas, imagens, palavras e inclusive sensações. Perceber que algo existe para além do real e do óbvio, é transpor a barreira do quotidiano e apontar para o imperscrutável infinito. É neste contexto que encontro contornos de mim e da minha relação com o mundo.
Sombras desenhadas por uma estética permanentemente questionada e diferente, em cada momento. Fazer evocar as sombras de cada um, é uma forma de linguagem de difícil compreensão.
À espontaneidade de cada imagem criada, segue-se um segundo tempo mais introspectivo e que nos interroga a nós mesmos. É este o encontro definitivo entre o autor e observador, numa formulação renovadora e libertadora.”
De Ricardo Tomás, Tânia Costa, Historiadora de Arte, diz que “Tenacidade e sensibilidade são duas características que, aparentemente opostas, na obra de Ricardo Tomás se cruzam de forma sublime. São esculturas em pedra ou ferro onde, na maioria das vezes é retratada de forma lírica o corpo feminino”.
A exposição pode ser visitada até dia 28 de Fevereiro.
---------------------------------------------------------------------------