sábado, 23 de janeiro de 2010

Cultura

Câmara de Santarém apresenta candidatura da Gruta do Algar do Pena às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”
A Gruta do Algar do Pena está situada no carso profundo do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém e permite observar a natureza num esplendor único.
Esta Maravilha da Natureza foi acidentalmente descoberta em 1983, durante uma operação de extracção de pedra, tendo actualmente a maior cavidade sala conhecida no País. É composta por um poço vertical de 35 metros (algar) que conduz a uma sala gigantesca de 105 mil metros cúbicos.
No local está instalado o Centro de Interpretação Subterrâneo, um dos melhores locais para compreender os segredos das grutas, dos mecanismos de circulação subterrânea das águas e dos perigos a que este ambiente está sujeito.
No seu interior, a vista expande-se numa vasta paisagem subterrânea de formas tão variadas quanto invulgares, através da enorme profusão de concreções – estalactites e estalagmites.
Vítor Gaspar, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara de Santarém salienta que “a nomeação da Gruta do Algar do Pena para este Concurso, revela a grandiosidade e exemplaridade desta Maravilha da Natureza, que, independentemente dos resultados do Concurso, é certamente uma das mais belas do património espeleológico Português”.
A Gruta do Algar do Pena está nomeada para o Concurso «7 Maravilhas Naturais de Portugal», entre centenas de locais de Norte a Sul do País, Açores e Madeira.
O concurso integra sete categorias: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas, sendo que a Gruta do Algar do Pena integra a categoria Grutas e Cavernas.
A lista de candidaturas vai ser analisada por um painel de 77 especialistas que vão eleger 77 candidatos - 11 por categoria - cuja revelação será feira a 07 de Fevereiro.
A 7 de Março são anunciados os 21 locais finalistas - três por categoria, que vão ser submetidos a votação pública até 07 de Setembro, mês da divulgação das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A New 7 Wonders Portugal® arrancou em Novembro com a iniciativa que vai eleger em 2010 as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”. Esta eleição antecipa a campanha mundial para eleger as “7 Maravilhas da Natureza®”, em 2011, sendo por isso um projecto pioneiro, que coloca os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal.
A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso País.
Tendo em conta que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso País.
Segundo Bernard Weber, criador deste movimento global e presidente da New 7 Wonders Foundation, “se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos de saber apreciá-la realmente”. Divulgar e preservar o património natural são hoje uma prioridade a nível mundial.
No dia 8, foram divulgados pela New 7 Wonders Portugal os 323 locais candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, bem como a parceria institucional com o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Liga para a Protecção do Ambiente, Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal.
---------------------------------------------------