segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Política

Vasco Cunha anuncia recandidatura à distrital de Santarém do PSD
O actual presidente da distrital de Santarém do PSD, Vasco Cunha, anunciou hoje a sua recandidatura ao cargo, continuando a contar com o nome de Miguel Relvas como candidato à presidência da mesa da Assembleia Distrital.
Vasco Cunha, que esteve ao lado da actual presidente Manuela Ferreira Leite aquando da disputa à liderança do partido (enquanto Relvas apoiou Passos Coelho), disse hoje, em conferência de imprensa, que o PSD precisa de “dar uma volta muito grande para voltar novamente a estar sintonizado com a sociedade portuguesa”.
“Espero que oportunamente tenhamos não só oportunidade de discutir isso como também de encontrar os protagonistas nacionais que façam esse trabalho”, disse, sublinhando que, independentemente das opiniões individuais, a distrital “não se pronunciará sobre qualquer liderança do PSD”, já que o presidente é eleito por voto directo dos militantes.
Para Vasco Cunha, é essencial que o PSD retome a discussão da revisão do programa do partido e que proceda igualmente a uma revisão estatutária.
O também deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Santarém, lembrou que o mandato de dois anos a que se candidata corresponde a um período de “grandes desafios” – uma legislatura marcada pela revisão da Constituição, eleições presidenciais em 2011, regresso do debate da regionalização, sendo um dos defensores da realização de um referendo sobre a matéria.
Em termos distritais, colocou como fasquia inverter, num período de 10 a 15 anos, a tendência deficitária do distrito para o esforço eleitoral do PSD (fica “dois ou três pontos abaixo” da média nacional do partido tanto nas eleições legislativas como nas europeias), propondo-se alargar a influência autárquica e a organização concelhia para ganhar eleitorado nesses combates.
Vasco Cunha prometeu ainda um contributo do PSD distrital para um melhor aproveitamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), “considerado por muitos a última oportunidade para Portugal beneficiar de fundos comunitários”.
“Ou isto é muito bem aproveitado, ou é mais uma oportunidade perdida”, disse, referindo as “taxas de execução reduzidas” que se estão a registar e sublinhando o contributo que pode ser dado pelos municípios.
A sua candidatura propõe-se encontrar uma solução para a sede distrital do partido, actualmente a funcionar num edifício degradado do centro histórico de Santarém.
Quer ainda promover uma homenagem aos “militantes históricos que estiveram na institucionalização do PSD no distrito”, propondo-se igualmente organizar o primeiro Congresso Social-Democrata do distrito “para balizar a actuação política do PSD distrital”.
Propõe-se realizar o 5º Encontro Distrital de Presidentes de Junta de Freguesia Social-Democratas e a Convenção Autárquica Distrital, procurando ainda a colaboração do Instituto Francisco Sá Carneiro para a realização de debates com temáticas centradas na região.
Vasco Cunha é acompanhado na candidatura à presidência da Comissão Política Permanente Distrital por Octávio Oliveira e Isaura Morais (presidente da Câmara Municipal de Rio Maior), candidatos à vice-presidência, sendo o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jaime Ramos, o candidato à presidência do Conselho de Jurisdição Distrital.
As eleições estão marcadas para a próxima sexta-feira.
-------------------------------------------------------------