domingo, 31 de janeiro de 2010

Sociedade



Imagem:A.Anacleto
-------------------------------------------
Francisco Canais Rocha homenageado em Torres Novas

Na tarde deste Domingo, realizou-se no Teatro Virgínia em Torres Novas, uma homenagem ao historiador e antifascista torrejano Francisco Canais Rocha. Foi uma iniciativa conjunta da Federação das Associações dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Ribatejo (FARPIR) e da Associação de Reformados e Pensionistas de Torres Novas (ARPE) e com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas.
Marcaram presença no acto, além de centenas de amigos, o Secretário-geral da CGTP-IN, Carvalho da Silva, o Presidente da FARPIR, António Canelas e o Presidente da edilidade torrejana, António Rodrigues.
Carvalho da Silva, no seu discurso, recordou a coragem de Canais Rocha, nas lutas sindicais, além do estudo profundo do sindicalismo ao longo das décadas. “é um homem que tem uma enorme obra na história do operariado e do sindicalismo do nosso país, o qual, também, não podemos esquecer o empenho que o Canais tem desenvolvido no campo do associativismo, tem uma obra notável, é um lutador e um estudioso, o país deve orgulhar-se de homens de coragem e inteligentes, como é o caso de Chico Canais ”, afirmou o sindicalista.
António Rodrigues, recordou a visita que fez ao Tarrafal, aquando da sua recente deslocação a Cabo Verde. “Emocionei-me quando entrei naquele espaço e recordei o sofrimento de muitas mulheres e homens que lutaram e sofreram nas prisões políticas em prol da liberdade na época da ditadura, inclusive alguns torrejanos, mas felizmente não passou ninguém da nossa terra por aquela prisão. Sempre o admirei Francisco Canais Rocha, não só pela sua obra e a sua coragem, mas também pela sua inteligência e humildade, os homens inteligentes são humildes” sublinhou o presidente da câmara torrejana.
O homenageado, emocionado, agradeceu o carinho que recebeu de muitos amigos nesta data histórica. Também não esqueceu, a coragem e a força anímica da esposa, enaltecendo-a, "sempre esteve a meu lado nos momentos mais difíceis da luta em defesa das causas justas que travei em prol dos trabalhadores, operários e dos oprimidos", afirmou emocionado o homenageado.
---------------------------------------------------