quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sociedade

Escola Superior de Desporto de Rio Maior lança prémio
A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) anunciou hoje o lançamento de um prémio, que terá como patrono Albino Maria, para destacar o melhor trabalho de investigação em Gestão do Desporto.
Com inscrições abertas até 01 de Setembro de 2010, o prémio vai ser atribuído anualmente, conferindo um valor pecuniário, e pretende distinguir “um trabalho de investigação que se evidencie pelo seu carácter inovador, realizado por portugueses ou investigadores residentes em Portugal”.
“Contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica e da inovação em qualquer domínio da Gestão do Desporto e, simultaneamente, homenagear o seu patrono por uma carreira em prol do desenvolvimento do desporto”, refere como objectivos a ESDRM.
Albino Maria, que morreu a 19 de Outubro vítima de doença prolongada, quando preparava o seu doutoramento na área do consumo do desporto, desempenhou, entre outros cargos, os de director do Complexo Desportivo do Jamor, professor convidado da ESDRM, Director do Departamento de Desporto da Câmara Municipal de Rio Maior, vereador da Câmara Municipal de Santarém e sub-coordenador do Centro de Área Educativa da Lezíria do Tejo e presidente da União Desportiva de Santarém.
O galardão resulta de uma iniciativa conjunta do estabelecimento de ensino superior riomaiorense, que hoje assinala o seu 12.º aniversário, das Câmaras Municipais de Rio Maior e Santarém e da família de Albino Maria.
O júri do prémio vai ser constituído por, pelo menos, representantes das autarquias, da ESDRM e da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), que vão apreciar “os trabalhos segundo critérios de inovação, mérito científico e técnico, aplicabilidade e utilidade prática, qualidade de redacção e apresentação”.
Os vencedores de cada edição vão ser divulgados “no último dia útil de Novembro”, antecedendo a entrega do galardão “na sessão pública anual comemorativa do aniversário da ESDRM, em Dezembro”.
Albino Maria foi um dos autores do estudo que deu origem à vertente desportiva do programa de enriquecimento curricular que o Ministério da Educação adoptou no ano lectivo de 2006/07, em co-autoria com Manuel Nunes.
*Fonte:Lusa
---------------------------------------------------------