terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cultura


Presidente da Câmara de Torres Novas estreia “Livro de Visitas “ das Grutas da freguesia de Lapas
A freguesia de Lapas viu no passado sábado, dia 12 de Dezembro, ser inaugurado o seu “Livro de Visitas”. O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, na ocasião acompanhado por Jorge Santos, vice-presidente do parlamento cabo-verdiano, foi o primeiro a assinar o “Livro de Visitas das Grutas das Lapas”, tendo dirigido algumas palavras a Manuel Ramos, presidente da Junta de Freguesia. «Há gestos simbólicos que valem muito. Deve orgulhar-se de estar a valorizar este património, que faz parte da nossa memória colectiva», afirmou António Rodrigues.
Para Manuel Ramos, este livro contribui para dar mais dignidade a um espaço que recebe muitos visitantes.
Considerada uma das principais atracções turísticas do concelho, as Grutas das Lapas são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943. O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. A geologia do solo – calcário mole conhecido por «tufo» – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.
O desconhecimento da sua origem remete as Grutas para um misticismo que as tem acompanhado ao longo das décadas, tendo nascido várias lendas que ainda hoje persistem. O mito mais fantástico é o da passagem directa para o castelo, passando por baixo do rio Almonda, apesar desta ligação nunca ter sido encontrada. O que se sabe realmente é que foi das grutas que se extraiu o tufo com que se edificaram as casas da povoação e o próprio castelo de Torres Novas.
Em Lapas é usual dizer-se que «os vivos andam por baixo dos mortos», isto porque sob as casas e a igreja, onde antigamente se faziam os enterros, estende-se esta rede de grutas.
Situadas no Largo das Catacumbas, as Grutas das Lapas podem ser visitadas gratuitamente de segunda a domingo, das 9 às 18 horas.
-----------------------------------------------------